Um concerto no Sesc Belenzinho vai comemorar, no dia 29, os 80 anos do compositor Jorge Antunes, e marcar o lançamento presencial do disco Jorge Antunes: cordas dedilhadas, lançado pelo selo Sesc.
Participa da apresentação o GeMUnb, Grupo Experimental de Música Nova Brasileira. O repertório aborda diferentes facetas do trabalho de Antunes, com peças como Violinia sideral, para violino e computador; Rituel Violet, para sax tenor e sons eletrônicos; Oito peças da Série Brasília 50, para violão e sons pré-gravados; e Chalumia Sideral, para clarinete e computador. Também será estreada Déconfinement II, para violino, violão, sax tenor, sons eletrônicos pré-gravados e computador
Sobre o disco Cordas dedilhadas, Jorge Coli escreveu na edição de novembro de 2020 da Revista CONCERTO.
“A música de Jorge Antunes possui forte sentido da estrutura formal. No entanto, não existe apenas em si, por si e para si. Primeiro, porque encerra poderosa presença da materialidade sonora, nascida de um prazer enérgico e contagioso. Segundo, porque demonstra também um dom que eu chamaria de narrativo. Capaz de fazer o ouvinte espantar-se e surpreender-se com o fluxo musical que foge de qualquer banalidade e lugar-comum”, comenta Coli.
“Quando se menciona narração, é impossível dissociá-la de significações, de aspectos semânticos. A música de Antunes é altamente significante: não seria ele um compositor de óperas, se fosse de outro jeito. Para Antunes, a forma de suas obras é profundamente vivida. Não é a associação artificial, superficial, nominal, entre forma e vivido, mas uma osmose, uma “formavida”, com perdão do neologismo.”
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
[O disco ‘Jorge Antunes: cordas dedilhadas’ está disponível na Loja CLÁSSICOS; clique aqui]
Leia também
Crítica Música presente e futura, por Jorge Coli
Notícias Osesp e Giancarlo Guerrero fazem concertos dedicados a autores latino-americanos
Noticias Leonardo Hilsdorf toca ‘Choro’ de Camargo Guarnieri com a Filarmônica de Minas Gerais
Notícias Marina Martins e Lucas Thomazinho fazem recital na Sala Cecília Meireles
Notícias Orquestra Sinfônica de Santo André estreia obras de autores brasileiros
Crítica Em nova fase, Theatro Municipal do Rio de Janeiro estreou ‘Don Giovanni’, por Nelson Rubens Kunze
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.