Kirill Petrenko assume Filarmônica de Berlim; Digital Concert Hall transmite estreia

por Redação CONCERTO 18/06/2019

O maestro Kirill Petrenko fará no dia 23 de agosto seu primeiro concerto oficial como novo regente principal da Filarmônica de Berlim. A apresentação, com a Suíte Lulu, de Alban Berg, e a Sinfonia nº 9, de Beethoven, e com um time de importantes solistas vocais, será transmitida ao vivo pelo Digital Concert Hall. 

Petrenko foi escolhido para o posto em 2016. “Até então, o número de concertos que ele havia dirigido desde sua primeira apresentação com o grupo, em 2006, era pequeno. Mas eles foram marcados por um fazer musical tão impressionante e exigente que acabaram justificando a mais alta expectativa para o futuro”, diz a orquestra em um comunicado oficial sobre a escolha.

Nascido em Omsk, na Rússia, Petrenko já ocupou postos na Volksoper de Viena, na Áustria, no Teatro de Meiningen e na Komische Oper de Berlim, na Alemanha. Desde 2013, é também diretor musical da Ópera da Baviera, posto que ocupa até 2020. Já atuou como convidado das principais orquestras do mundo. 

Para comemorar sua chegada à filarmônica, a orquestra está lançando uma gravação realizada com o maestro da Sinfonia nº 6 – Patética, de Tchaikovsky. O registro foi feito ao vivo em março de 2017, no primeiro concerto de Petrenko após sua nomeação, arrancando elogios do público e da crítica. Para os músicos, o CD é prova “da sonoridade e da intensidade da interpretação”. “É impressionante como essa música pode ser bela e de tirar o fôlego”, escreveu um crítico.

A Revista CONCERTO e o Site CONCERTO são divulgadores oficiais do Digital Concert Hall (DCH) da Filarmônica de Berlim no Brasil. Em um acordo especial em comemoração do aniversário de 10 anos da plataforma de transmissão dos concertos pela internet, leitores da Revista CONCERTO ganham 20% de desconto nas compras e assinaturas do Digital Concert Hall. Para isso, há um voucher de desconto na página do DCH do Site CONCERTO, que deverá ser inserido no ato da compra (veja mais em www.concerto.com.br/dch – após anotar o código do voucher, os usuários deverão acessar o DCH a partir do link do Site CONCERTO). 

O disco com a Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky está disponível na Loja Clássicos

Curtir