Além de concertos e gravações, o centenário de Claudio Santoro será marcado pelo lançamento de uma fotobiografia dedicada ao compositor. Claudio Santoro: 100 anos de música, do jornalista João Luiz Sampaio, terá dois lançamentos oficiais: amanhã, dia 28, às 19 horas, no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro; e no dia 5 de dezembro na Loja Clássicos da Sala São Paulo.
“Todas as homenagens que Santoro tem recebido deixam cada vez mais claro que o compositor é figura central na vida musical brasileira do século XX”, diz Sampaio. “O que o livro pretende fazer é apresentar sua trajetória de vida e profissional, servir como uma introdução a quem gostaria de conhecer e entender melhor os caminhos trilhados por Santoro, um músico que foi capaz de dialogar com o mundo à sua volta na construção de uma linguagem pessoal.”
O livro traz imagens garimpadas pela produtora Gloria Guerra, amiga de Santoro e sua família, no acervo da viúva do compositor, Gisele Santoro. São dezenas de fotos que o revelam tanto na intimidade quanto nos palcos, desde a infância em Manaus, onde iniciou na música ao violino, até o final da vida, passando pelas viagens e períodos vividos na Europa.
Claudio Santoro: 100 anos de música, editado pela Funarte, traz ainda depoimentos de familiares e de músicos que ajudam a colocar em perspectiva a contribuição do compositor para a arte brasileira.
No Rio de Janeiro, o lançamento, com entrada franca, será precedido de uma apresentação do Quarteto Radamés Gnattali. Já o lançamento em São Paulo acontece antes do concerto do dia 5 da Osesp e para estar presente é necessário ter ingresso para a apresentação.
Leia mais
Notícias Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta a ópera Eugene Oneguin, de Tchaikovsky
Notícias Encontro sobre ópera discute parcerias e impacto do gênero
Colunistas A conta não fecha, por João Marcos Coelho