Maestro Daniel Barenboim comunica que sofre do Mal de Parkinson

por Redação CONCERTO 06/02/2025

O maestro e pianista Daniel Barenboim, de 82 anos, anunciou nesta quinta-feira que sofre do Mal de Parkinson. Em suas redes sociais, ele afirmou que vem lidando com a doença nos últimos três anos e que continuará a trabalhar dentro de suas possibilidades, ao mesmo tempo em que pretende assegurar a transição no trabalho da West Eastern Divan Orchestra, que considera sua “mais importante responsabilidade”.

Especulações sobre a saúde do maestro tiveram início em janeiro de 2023, quando ele anunciou sua saída da Ópera Estatal de Berlim, que comandara ao longo das últimas décadas. Nos meses seguintes, ele cancelou diversas apresentações, retornando pontualmente ao palco como regente.

“Eu sei que muitas pessoas têm se preocupado com a minha saúde. Eu me sinto tocado pelo apoio que recebi nesses últimos três anos. Eu gostaria de compartilhar hoje que tenho o Mal de Parkinson. Olhando adiante, pretendo manter tantos compromissos profissionais quanto minha saúde permitir”, escreve Barenboim no comunicado.

“Como sempre, considero a West Eastern Divan Orchestra minha mais importante responsabilidade. É essencial para mim garantir a estabilidade e o desenvolvimento a longo termo do projeto. Continuarei a reger a orquestra sempre que minha saúde permitir. Ao mesmo tempo, terei um papel ativo para garantir que o Divan tenha a oportunidade de trabalhar com outros excelentes regentes daqui em diante”, continua o texto.

“Tenho navegado essa nova realidade e meu foco está em receber o melhor tratamento possível. Eu agradeço a todos pela gentileza e pelos desejos de bem-estar”, finaliza o comunicado.

O comunicado distribuído pelo maestro em suas redes sociais [Reprodução]
O comunicado distribuído pelo maestro em suas redes sociais [Reprodução]
O maestro Daniel Barenboim [Divulgação]
O maestro Daniel Barenboim [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.