Morre, aos 93 anos, a compositora Adelaide Pereira da Silva 

por Redação CONCERTO 22/08/2021

Faleceu no último dia 8 de agosto a compositora, pianista e pintora Adelaide Pereira da Silva. Ela, com suas colegas Lina Pires de Campos (1918-2003) e Kilza Setti (1932), é considerada uma das mais destacadas mulheres compositoras da escola de Camargo Guarnieri.

Nascida em São Paulo em 1928, Adelaide Pereira da Silva estudou piano com Hans Bruch, tendo se tornado uma de suas mais talentosas alunas, uma intérprete de “sonoridade exuberante”.

O interesse pela composição levou-a a estudar com Dinorah de Carvalho, Osvaldo Lacerda e com Camargo Guarnieri, e é considerada uma das principais figuras de sua escola de composição. 

Adelaide Pereira da Silva teve intensa atividade como concertista passando depois ao ensino. Foi professora na Escola Superior Santa Marcelina, na Faculdade de Música Marcelo Tupinambá e na Faculdade Santa Cecília, em Pindamonhangaba. Interessada pelo folclore brasileiro, estudou com Rossini Tavares de Lima, compondo uma série de obras baseadas na temática do folclore nacional. 

Adelaide Pereira da Silva foi uma das fundadoras da Sociedade Pró-Música Brasileira, da qual foi presidente. A artista também foi premiada em vários concursos nacionais e recebeu prêmios, condecorações, distinções e homenagens por sua produção artística.

“Para mim, Adelaide Pereira da Silva é talvez a compositora que mais se aproxime do rigor e das práticas composicionais do Guarnieri”, afirma a pianista Maria José Carrasqueira. “Ela deixou uma obra importante para piano, canto e música de câmara, e foi uma ótima professora e pianista também. Merece ser reverenciada!”

Leia também
Notícias Emmanuele Baldini e Pablo Rossi lançam CD Villa-Lobos em recitais
Notícias Cultura Artística digitaliza todos os programas de concertos de sua história
Notícias Morre, aos 48 anos, o violinista carioca Gustavo Menezes
Notícias Theatro Municipal de São Paulo institui Comitê de Programação Artística

 

A compositora Adelaide Pereira da Silva (reprodução)
A compositora Adelaide Pereira da Silva (reprodução)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.