As Orquestras de Guarulhos (Orquestra GRU Sinfônica e Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos) vão realizar cinco séries de concertos em 2022. A temporada foi aberta ontem, dia 27, no Teatro Adamastor, com a Sinfonia nº 1 de Mahler.
O tema do ano será Encontros. “Estamos nos encontrando mais uma vez aqui no teatro, e o desejo da temporada é que possamos estar juntos, celebrando encontros musicais”, explicou o maestro Emiliano Patarra, relembrando verso de Fernando Sabino: “Façamos da interrupção um novo caminho”.
As séries foram batizadas de Aquarela (com programação especial para as crianças), Convidados Especiais (com a presença de solistas), Sangue Novo (com ênfase no trabalho de jovens músicos e na apresentação de novas obras), Nossa Gente (com artistas de Guarulhos) e Grandes Sinfonias (na qual as duas orquestras estarão juntas no palco, como aconteceu no concerto de abertura com a sinfonia de Mahler).
Em março, serão duas apresentações. A primeira é Pedro e o lobo, de Prokofiev, com a participação de Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria, como narrador. Em seguida, a soprano Heloisa Petri e a mezzo soprano Luisa Francesconi se unem na interpretação do Stabat Mater, de Pergolesi.
Mais duas apresentações serão realizadas em abril. A soprano Tati Helene vai interpretar o ciclo As quatro últimas canções, de Strauss, e as canções de A floresta do Amazonas, de Villa-Lobos. E, no segundo programa do mês, será realizado concerto com os vencedores do concurso de piano promovido pela orquestra.
Em maio, a orquestra vai à Sala São Paulo para apresentar Song of the universal, de Sergio Molina. A obra foi estreada pelo grupo no ano passado e foi gravada ao lado do Quaternaglia e do pianista Rogerio Zaghi. A apresentação marca o lançamento do disco, uma das celebrações pelos 30 anos do quarteto de violões.
Junho traz dois programas dos quais farão parte artistas de Guarulhos: Aline Rissuto, Amauri Falabella, Victor Cali e o grupo As Despejadas. A programação foi idealizada em parceria com a Guarulhos Cultural.
O Carnaval dos animais, de Saint-Saëns, abre o mês de julho, que segue com o Concerto para violino de Tchaikovski com a participação do violinista Cármelo de los Santos e do maestro Roberto Tibiriçá.
Em agosto, será interpretada a Sinfonia nº 7 de Shostakovich. E, em setembro, concerto com os vencedores do Concurso Jovens Solistas, além das finais do primeiro Concurso GRU Sopros (aqui a regência será de Diego Pacheco).
Os pianistas Cristian Budu e Leonardo Hilsdorf sobem juntos ao palco em outubro, para interpretar o Concerto para dois pianos de Poulenc. O mês tem ainda o programa Games em Concerto.
Novembro também traz dois programas distintos. O primeiro foi batizado de Circo em Concerto e o segundo vai promover a estreia de um concerto para orquestra encomendado ao compositor Edmundo Villani-Cortes.
O encerramento do ano, em dezembro, será com a Sinfonia nº 2 de Elgar.
Leia também
Notícias Artistas do meio clássico se pronunciam contra guerra na Ucrânia e ameaçam boicote
Notícias Estreias de obras são destaques da edição de março da Revista CONCERTO
Notícias Cursos CLÁSSICOS on-line anunciam programação de março
Notícias Fiari organiza palestras sobre a relação entre arte e política
Camila Fresca Passado, presente, futuro: o piano de Karin Fernandes
João Luiz Sampaio Duas vozes
Nelson Rubens Kunze Orquestra Jovem abre temporada com Floresta do Amazonas
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.