Osesp apresenta ‘Réquiem’ de Fauré sob regência de Stéphane Denève

por Redação CONCERTO 18/06/2025

O maestro Stéphane Denève, atualmente diretor da Orquestra Sinfônica de Saint-Louis e da New World Symphony, comanda a Osesp nos concertos desta semana, nos dias 19, 20 e 21. O programa é dedicado ao repertório francês e começa com o Réquiem de Fauré, do qual participam o Coro da Osesp, o Coro Acadêmico da Osesp, o Coro Infantil da Osesp, a soprano Lina Mendes e o baixo Savio Sperandio.

“Tudo o que consegui absorver por meio da ilusão religiosa, coloquei em meu Réquiem, que, aliás, é dominado do começo ao fim por um sentimento muito humano de fé no descanso eterno”, disse o compositor sobre a peça que, ao contrário dos principais réquiens da história da música, substitui o Dies irae por um Pie Jesu. 

Na sequência, a Osesp interpreta a Pavana para uma infanta defunta e a Suíte nº 2 de Daphnis et Chloé, de Ravel, e a Velha oração budista, de Lili Boulanger, cujo texto, extraído de uma oração diária budista, conclama as pessoas à busca pela paz e pela alegria.

Prepare-se

O último programa do mês da Osesp, nos dias 26, 27 e 28, tem como convidado o pianista Estefan Iatcekiw. Com a orquestra, ele vai apresentar o Concerto para piano de Clara Schumann.

A regente do programa será Ruth Reinhardt, diretora da Orquestra de Rhode Island, no Estados Unidos. De Grazyna Bacewicz, a Osesp toca, sob sua batuta, o Concerto para orquestra de cordas; de Grieg, as Melodias elegíacas; e, de Martinu, a Sinfonia nº 4.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO


Leia também
Notícias 
Morre o pianista Alfred Brendel aos 94 anos
Opinião O jogo de espelhos de Alfred Brendel, por João Luiz Sampaio
Notícias Pianista Maria João Pires anuncia interrupção na carreira
Notícias São Paulo Companhia de Dança faz temporada que aborda urgências humanas
Opinião Três visões da ‘Chacona’ de Bach, por João Marcos Coelho


O maestro Stéphane Denève [Divulgação]
O maestro Stéphane Denève [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.