Osesp estreia obra do compositor brasileiro Felipe Lara

por Redação CONCERTO 10/07/2025

Nos concertos desta semana, nos dias 7, 8 e 9, a Osesp recebe o maestro Vasily Petrenko, que rege a Sinfonia nº 4 de Shostakovich. Mas o programa tem ainda um outro destaque importante: a estreia mundial de Breathing blocks, encomendada ao compositor brasileiro Felipe Lara.

Lara vive desde 1995 nos Estados Unidos, onde é professor do Peabody Institute – antes, deu aulas em Berklee, Universidade de Nova York, Universidade de Chicago e atuou como visiting lecturer na Universidade de Harvard. No ano passado, seu Concerto duplo para  flauta e contrabaixo e orquestra, escrito para Esperanza Spalding e Claire Chase, foi finalista do Prêmio Pulitzer. 

Breathing blocks foi escrita para celebrar os 70 anos da Osesp, comemorados no ano passado, e é construída a partir “da cidade de São Paulo e da própria ideia da orquestra como entidade”.  “Metrópole e grupo sinfônico, na visão do compositor, partilham de uma natureza contraditória e representam entidades complexas, a um só tempo monumentais mas intimistas, rígidas mas versáteis, e sempre em transformação. Para a obra, Lara adotou um princípio criativo que lhe é caro: tratar elementos musicais abstratos como se fossem 'personagens'. Esses elementos-personagens, que podem ser um ponto ou um bloco sonoro, uma canção ou um gesto explosivo, se expandem, se transformam, se sobrepõem ou se justapõem, revelando tanto suas facetas simples quanto seus mais intrincados aspectos”, escreve Igor Reis Reyner em texto sobre a obra.

A peça também presta homenagem à compositora Kaija Saariaho, morta em junho de 2023. “Enquanto trabalhava em Breathing blocks, Lara recebeu a notícia do falecimento de Kaija Saariaho, ‘minha mentora, amiga e figura fundamental em minha trajetória’. A perda sentida fez da obra também uma homenagem à grande compositora finlandesa, pois, explica Lara, ‘embora os materiais da peça não tenham sido concebidos com Kaija em mente, a segunda metade foi escrita definitivamente sob sua presença, com ela no coração da música’”, completa Reyner.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O compositor Felipe Lara [Divulgação/Rolex - Hugo Glendinning]
O compositor Felipe Lara [Divulgação/Rolex - Hugo Glendinning]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.