Morreu no último dia 1º de março a pianista brasileira Diana Kacso. Ela sofria de câncer há 18 meses e faleceu em Pittsburgh nos Estados Unidos.
Nascida no Rio de Janeiro em 1953, Diana iniciou-se na música aos seis anos e graduou-se em piano no Conservatório Brasileiro de Música em 1971. No ano seguinte ganhou em bolsa para estudar na Juilliard School em Nova York, na classe de Sascha Gorodnitzski. A pianista permaneceu nos Estados Unidos até o fim de sua vida.
Diana Kacso desenvolveu uma breve mas brilhante carreira, tendo sido premiada em importantes concursos internacionais. Em 1975 ficou em sexto lugar no Concurso Chopin de Varsóvia e em 1978 conquistou o primeiro prêmio no Viña del Mar e o segundo lugar no Concurso de Leeds. Em seguida registrou um LP pelo selo Deutsche Grammophon com a Sonata em si menor de Liszt e obras de Chopin (a gravação pode ser ouvida no canal do Instituto Piano Brasileiro, clique aqui para ouvir.)
A pianista se apresentou como concertista e camerista na América do Sul, Europa, Israel e Estados Unidos, em salas como o Carnegie Hall, Queen Elizabeth Hall, Royal Festival Hall e Concertgebouw. Foi solista de grupos como o London Mozart Players e as filarmônicas de Munique, Israel e Londres.
Inesperadamente, no início da década de 1990 e no auge de sua carreira, Diana interrompeu suas atividades profissionais para se dedicar à família. Ao Brasil, onde havia se apresentado por último em 1986, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, só retornou em 2007, para master classes e recitais.
Diana Kacso, que era descendente de húngaros, deixa o marido e dois filhos.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.