Prepare-se: os destaques da agenda musical da semana

por Redação CONCERTO 25/11/2024

Bidu Sayão
O Teatro Sérgio Cardoso recebe nesta segunda um tributo à soprano Bidu Sayão, pelos seus 25 anos de morte. Participam a soprano Cristiane Mesquita, o tenor Marcello Mesquita e o barítono Rodolfo Giuliani. Com Daniel Gonçalves ao piano.

Música pela cura
A série Música pela Cura, da Tucca, apresenta na terça-feira apresentação de Avishai Cohen. No recital, na Sala São Paulo, ele estará acompanhado do pianista Guy Moscovich e do baterista Roni Kaspi.

Hélène Grimaud
A pianista Hélène Grimaud faz recitais na quarta e na quinta no Teatro Cultura Artística. Ela vai apresentar a Sonata nº 30 de Beethoven, os Três intermezzi e as Fantasias op. 116, de Brahms, e a Chacona da Partita nº 2 de Bach, em transcrição de Busoni.

Villa-Lobos e Tchaikovsky
A Osesp será regida nos dias 28, 29 e 30 pelo maestro brasileiro radicado nos Estados Unidos Marcelo Lehninger. No programa, os Choros nº 6 e seleções de A floresta do Amazonas, de Villa-Lobos, e a Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky.

Aleyson Scopel
No Rio de Janeiro, na quinta, na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Sinfônica Brasileira recebe o pianista Aleyson Scopel como solista do Concerto para piano nº 4, de Beethoven. A regência é do maestro Claudio Cruz.

Puccini
Na quinta-feira, com repetição no domingo dia 1º de dezembro, a Orquestra Sinfônica do Paraná faz gala lírica para homenagear os 100 anos de morte de Puccini. Participam os tenores Martin Muehle e Paulo Mandarino e as sopranos Ludmilla Bauerfeldt e Marly Montoni.

O tenor Martin Muehle [Divulgação]
O tenor Martin Muehle [Divulgação]

 

UFRJ
A Sinfônica da UFRJ faz na sexta, na Sala Cecília Meireles, mais um concerto da série que celebra o centenário da orquestra. Felipe Prazeres rege obras de Puccini, Vaughan-Williams (o Concerto para tuba, com Caio David) e Rimsky-Korsakov.

Fabio Zanon
O Festival de Música Erudita do Espírito Santo chega ao último final de semana. Na sexta, haverá recital do violonista Fabio Zanon e, no sábado, concerto da Sinfônica do Espírito Santo com os vencedores do Concurso Natércia Lopes.

O quebra-nozes
A São Paulo Companhia de Dança abre no sábado, no Teatro Sérgio Cardoso, a temporada do espetáculo O quebra-nozes no mundo dos sonhos. A coreografia é de Márcia Haydée, com figurinos de Tânia Agra e cenários de Nicolás Boni.

Alemães
Também no sábado, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre faz concerto em homenagem ao aniversário da Academia Rio-Grandense de Letras e ao bicentenário da imigração alemã. No programa, obras de Wagner e Richard Strauss.

Gala lírica
Em Belo Horizonte, Fabio Mechetti rege, no sábado, a Filarmônica de Minas Gerais em gala lírica da qual participam a soprano Gabriella Pace, a mezzo soprano Ana Lucia Benedetti, o tenor Giovanni Tristacci e o baixo Hernán Iturralde.

Gianni Schicchi
A ópera Gianni Schicchi encerra a temporada do Ópera Estúdio da Ospa e da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul no sábado e no domingo, no Theatro São Pedro de Porto Alegre. A direção cênica é de Flávio Leite e a musical, de Sergio Sisto.

Dois violões
No domingo, a série Concertos Matinais do Teatro Cultura Artística recebe os violonistas Gabriele Leite e Eduardo Gutterres. Eles vão interpretar obras de Marco Pereira, Gnattali, Tom Jobim, Sergio Assad, Paulo Bellinati e do próprio Gutterres.

Homenagem dupla
Na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Petrobras Sinfônica faz, no domingo, concerto especial de final de ano em homenagem a Jacques Klein e Antonio Meneses. A regência é do maestro Isaac Karabtchevsky.

Confira a programação completa da semana no Roteiro do Site CONCERTO

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.