Prepare-se: os destaques da semana

por Redação CONCERTO 03/06/2019

A Orquestra Jovem do Estado celebra 40 anos na Sala São Paulo; o pianista Simon Trpceski toca Bartók com a Osesp; em Vitória, o violonista Fabio Zanon e a Camerata Sesi-ES apresentam Villa-Lobos; Marcelo Lehninger atua à frente da Filarmônica de Minas Gerais; e o violinista Guido Sant’Anna é o convidado da Orquestra Sinfônica da Bahia: confira abaixo os destaques da agenda, selecionados pela Revista CONCERTO.

Osesp recebe pianista Simon Trpceski
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo recebe esta semana, nos dias 6, 7 e 8, dois convidados: o regente Cristian Macelaru, figura em ascensão no cenário internacional, e o pianista Simon Trpceski, já estabelecido como um dos grandes nomes da atualidade no instrumento. Juntos, eles interpretam o Concerto nº 3 de Bartók; o programa tem ainda a Sinfonia nº 2 de Brahms e a abertura da ópera Parsifal, última criação de Richard Wagner.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Quarenta anos de Orquestra Jovem do Estado
Criada em 1979, a Orquestra Jovem do Estado celebra esta semana na Sala São Paulo seu aniversário de 40 anos. O grupo está ligado atualmente ao trabalho pedagógico da Santa Marcelina Cultura, assim como o Coral Jovem do Estado, outro aniversariante, que também participa da apresentação do dia 8. O programa é inteiramente dedicado ao compositor Claudio Santoro, com obras como a Sinfonia nº 9; a regência é de Claudio Cruz.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Marcelo Lehninger rege Filarmônica de Minas Gerais
Um dos principais nomes da nova geração de maestros brasileiros, Marcelo Lehninger tem desenvolvido sua carreira nos Estados Unidos, onde atuou como regente assistente da Sinfônica de Boston e onde dirige atualmente a Sinfônica de Grand Rapids. Esta semana, ele desembarca em Belo Horizonte para dois concertos com a Filarmônica de Minas Gerais, nos dias 6 e 7. O programa tem obras de Stravinsky, Pierné, Ravel e Shostakovich.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Villa-Lobos em Vitória
O violonista Fabio Zanon é o convidado desta semana da Orquestra Camerata Sesi-ES, em Vitória. Ele sobe ao palco ao lado do maestro convidado André Cardoso para interpretar o Concerto para violão e pequena orquestra de Villa-Lobos. O repertório é complementado por autores britânicos, com a Simple symphony, de Britten, e a Suíte Saint Paul, de Holst. O concerto acontece no dia 8, no Teatro do Sesi Jardim da Penha.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Paganini por Guido Sant’Anna
Com apenas 13 anos de idade, o violinista Guido Sant’Anna já tem no currículo a final do Concurso Menuhin e, esta semana, será o solista convidado da Orquestra Sinfônica da Bahia, em Salvador. No dia 6, quinta-feira, no Teatro Castro Alves, ele toca o Concerto nº 1 para violino e orquestra de Paganini. A regência é de Erick Vasconcelos e o programa tem ainda Metamorfoses, de Strauss, e a Sinfonia nº 3 de Mendelssohn.
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Orquestra Jovem do Estado de São Paulo [Divulgação/Heloisa Bortz]
Orquestra Jovem do Estado de São Paulo [Divulgação/Heloisa Bortz]

Leia mais
Orquestra Jovem do Estado: quarenta anos em um concerto
Festival Amazonas lança programação para 2020
Tenor Vittorio Grigolo fará concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
 

Curtir