Série de concertos celebra 150 anos de imigração polonesa em Curitiba

por Redação CONCERTO 28/10/2021

Com direção artística de Norton Morozowicz, começa nesta quinta-feira, dia 28, uma série de concertos dedicada a celebrar os 150 anos da Imigração Polonesa em Curitiba. A apresentação, no Auditório Regina Casillo, vai reunir a Orquestra Sinfonia Brasil, o violinista Luis Gustavo Surgik, a violoncelista Ana Helena Surgik e os pianistas Glacy Antunes e Clenice Ortigara.

Curitiba é hoje a segunda cidade fora da Polônia com maior número de habitantes de origem polaca (a primeira é Chicago). Morozowicz, em entrevista a Irineu Franco Perpetuo publicada na edição de novembro da Revista CONCERTO, conta que os imigrantes chegaram primeiro a Brusque e, em seguida, mudaram-se para Curitiba.

As demais apresentações acontecem, assim, entre as duas cidades.

Morozowicz volta a reger a Sinfonia Brasil no dia 6, em Brusque, e no dia 7, em Curitiba, tendo como solista convidado o pianista polonês Rafael Luszczewski. O programa traz a Serenata noturna de Henrique de Curitiba e obras dos polonese Mieczyslaw Karlowicz (1876-1909) e Chopin. No dia 11, Luszczewski dá um recital solo celebrando o dia da independência da Polônia, com peças de Szymanowski, Chopin e o Concerto Varsóvia, do britânico Richard Addinsell (1904-77).

Morozowicz também rege a Orquestra Sinfônica do Paraná no dia 13, no Teatro Municipal de Cascavel, e no dia 17, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Tendo como solista o pianista polonês Wojciech Waleczek, o programa é 100% Polônia, com obras de Chopin, do compositor operístico Stanislaw Moniuszko (1819-72) e do autor de trilha de cinema Wojciech Kilar (1932-2013).

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O maestro Norton Morozowicz [Divulgação]
O maestro Norton Morozowicz [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.