Simpósio discute vida e obra de Alberto Nepomuceno

por Redação CONCERTO 10/08/2020

Um debate transmitido pela internet abre hoje o projeto Alberto Nepomuceno em Foco, que vai abordar até o final do ano aspectos da obra do compositor, de quem se lembra em 2020 o centenário de morte.

A primeira conversa vai reunir a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer e Edilson Lima, da Universidade Federal de Ouro Preto em torno das modinhas e canções do compositor. A mediação é de Marcio Landi, da Universidade Estadual do Ceará.

A conversa seguinte, no dia 14 de setembro, terá como tema a obra instrumental de Nepomuceno, com Monica Vermes, Marcelo Jaffé e Rosana Lanzelotte. Em outubro, no dia 19, a vida do autor será lembrada por meio de um debate com Avelino Romero Pereira, João Silvério Trevisan e Inez Martins. Luiz Goldberg, Júlio Medaglia e Anna Maria Kieffer discutem, no dia 6 de novembro, a modernidade em sua obra. E, em dezembro, o tema será a relação de Nepomuceno com a cantoria nordestina, em conversa entre Elba Braga Ramalho, Geraldo Amâncio e Guilherme de Almeida Nobre e Gilmar de Carvalho.

Os debates integram as Celebrações do Centenário de Falecimento de Alberto Nepomuceno no Ceará, que tem como Elba Braga Ramalho, Ines Martins Marcio Landi, Gilmar de Carvalho e Anna Maria Kieffer como membros da comissão organizadora. A realização é do III Sirim (Simpósio de Regência e Interpretação Musical) em parceria com Porto Iracema das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.

Leia mais
CONCERTO
Entrevista Barítono Paulo Szot é o convidado do programa de entrevistas do Site CONCERTO
Notícias Site CONCERTO publica textos do curso Jornalismo cultural e críticas de artes do Sesc SP
Notícias Sinfônica da Bahia cria academia com ações afirmativas na seleção
Notícias Filarmônica de Minas Gerais faz série de câmara no palco

Nepomuceno retratado por Eliseu Visconti [Reprodução]
Nepomuceno retratado por Eliseu Visconti [Reprodução]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.