Um debate transmitido pela internet abre hoje o projeto Alberto Nepomuceno em Foco, que vai abordar até o final do ano aspectos da obra do compositor, de quem se lembra em 2020 o centenário de morte.
A primeira conversa vai reunir a cantora e pesquisadora Anna Maria Kieffer e Edilson Lima, da Universidade Federal de Ouro Preto em torno das modinhas e canções do compositor. A mediação é de Marcio Landi, da Universidade Estadual do Ceará.
A conversa seguinte, no dia 14 de setembro, terá como tema a obra instrumental de Nepomuceno, com Monica Vermes, Marcelo Jaffé e Rosana Lanzelotte. Em outubro, no dia 19, a vida do autor será lembrada por meio de um debate com Avelino Romero Pereira, João Silvério Trevisan e Inez Martins. Luiz Goldberg, Júlio Medaglia e Anna Maria Kieffer discutem, no dia 6 de novembro, a modernidade em sua obra. E, em dezembro, o tema será a relação de Nepomuceno com a cantoria nordestina, em conversa entre Elba Braga Ramalho, Geraldo Amâncio e Guilherme de Almeida Nobre e Gilmar de Carvalho.
Os debates integram as Celebrações do Centenário de Falecimento de Alberto Nepomuceno no Ceará, que tem como Elba Braga Ramalho, Ines Martins Marcio Landi, Gilmar de Carvalho e Anna Maria Kieffer como membros da comissão organizadora. A realização é do III Sirim (Simpósio de Regência e Interpretação Musical) em parceria com Porto Iracema das Artes do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO.
Leia mais
CONCERTO Entrevista Barítono Paulo Szot é o convidado do programa de entrevistas do Site CONCERTO
Notícias Site CONCERTO publica textos do curso Jornalismo cultural e críticas de artes do Sesc SP
Notícias Sinfônica da Bahia cria academia com ações afirmativas na seleção
Notícias Filarmônica de Minas Gerais faz série de câmara no palco
![Nepomuceno retratado por Eliseu Visconti [Reprodução]](/sites/default/files/inline-images/Eliseu_Visconti_-_Retrato_do_Maestro_Alberto_Nepomuceno.jpg)
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.