As temporadas 2024 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais são os destaques da edição de outubro da Revista CONCERTO, oferecendo um olhar a respeito de como será o próximo ano sinfônico.
Em 2024, a Osesp completa 70 anos de existência; a Sala São Paulo, 25 anos; e o Coro da Osesp, 30 anos. A programação vai celebrar essas datas, e terá como foco as escolas de Viena, conceito imaginado pelo diretor musical Thierry Fischer.
Já em Belo Horizonte, a temporada da Filarmônica de Minas Gerais busca equilíbrio entre diversos fatores: o repertório tradicional (clássico, romântico e moderno) é o cerne a partir do qual se unem obras menos conhecidas, encomendas de peças a compositores brasileiros e um olhar para efemérides.
Na seção Em Conversa, a cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotti fala a Irineu Franco Perpetuo sobre o livro Já raiou a liberdade – d. Pedro I compositor e a música de seu tempo, que ela lança este mês com série de apresentações.
O Theatro São Pedro de São Paulo estreia em outubro uma produção de Cinderela, ópera de Pauline Viardot. E, na seção Repertório, João Luiz Sampaio recupera a trajetória da artista, uma das figuras mais fascinantes da vida musical do século XIX.
André Mehmari terá duas obras estreadas em outubro. A Orquestra Ouro Preto toca Quatro canções para as estações e o Duo Siqueira Lima faz concerto e lançamento de CD com Portais brasileiros nº 4: a saga dos violões, obra gravada com a GRU Sinfônica. Amanda Queirós conversou com o compositor sobre as peças.
Na seção Brasil Musical, Nelson Rubens Kunze fala sobre Matraga, ópera de Rufo Herrera inspirada no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa, que será apresentada pelo Palácio das Artes de Belo Horizonte.
Em Palco, um perfil da pianista Maria João Pires, assinado por Irineu Franco Perpetuo. A artista viria ao Brasil em outubro para uma série de apresentações mas, após o fechamento da edição, cancelou a viagem por motivos de saúde.
E Luciana Medeiros, em Fermata, conversa com as pianistas Lilian Nakahodo e Grace Torres, que fazem turnê interpretando as Sonatas e interlúdios de John Cage.
A edição de outubro traz também os textos de nossos colunistas. João Marcos Coelho conversou com os artistas do Núcleo Hespérides, que lançam disco dedicado à obra de Aylton Escobar. Júlio Medaglia escreve sobre os 130 anos de Artur Hartmann. E Jorge Coli aborda o universo de Mário de Andrade, Béla Bartók e Villa-Lobos.
Na Revista CONCERTO você encontra ainda notícias e se informa sobre outros eventos e sobre os principais lançamentos de CDs e livros do mês. Não perca também todas as informações sobre a programação do mês no Roteiro Musical.
A versão digital completa da edição impressa já está disponível no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.
Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.
Leia a Revista CONCERTO e fique por dentro de tudo que se passa no mundo da música clássica. Escolha o seu programa e participe com a gente da temporada musical de sua cidade!
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.