A ópera O diletante, de João Guilherme Ripper, ganha nova montagem esta semana, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O espetáculo será apresentado nos dias 28 e 29 no Teatro Minaz pela Cia. Minaz, com direção musical do maestro Abel Rocha.
Encomendada pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a ópera foi estreada em 2014 para marcar os 20 anos do projeto Ópera na Escola. É baseada na peça de Martins Pena, um dos principais autores brasileiros do século XIX, que nela fala da paixão de José Antônio pela ópera Norma, de Bellini.
Ripper trouxe o enredo da comédia para o Rio dos anos 1950, com o comerciante Quintino e sua fixação pela ópera La traviata, de Verdi. “Reapresento a trama neste contexto porque é um momento que marca o nascimento da bossa nova no Rio”, explicou ele em 2014 ao jornal O Globo. “Ao mesmo tempo, há um Brasil que começa a se descobrir. Essa transposição de espaço e tempo abriu também a possibilidade de usar alguns elementos estéticos e harmônicos que remetem àquele movimento, aos arranjos do Tom Jobim, e contrastá-los com a estrutura da ópera italiana.”
A produção de Ribeirão Preto tem direção cênica de André Cruz; o elenco é formado por Pedro Vianna, Isabela Mestriner, Mariana Cunha, Luis Felipe Sousa, Rafael Stein e Gabriela Momesso.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Notícias Osesp faz ciclo Grandes Clássicos com violoncelista Marina Martins