Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas anuncia vencedores

por Redação CONCERTO 27/06/2020

A Cia. Ópera São Paulo anunciou neste sábado, dia 27, os vencedores do 18º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. A edição deste ano foi realizada pela internet, por meio de vídeos enviados pelos candidatos em duas fases: eliminatória e final.

O prêmio Melhor Soprano ficou com Luiza Willert; Cintia Graton venceu entre as mezzo sopranos; entre os barítonos, o prêmio foi para João Vitor Ladeira; entre os tenores, para Vitorio Scarpi; Álvaro Carrillo Rodríguez foi o melhor baixo; e Sàvio Faschét, o contratenor. Cada um deles vai receber um prêmio de R$ 2 mil. O tenor Ramon Mundin foi o melhor cantor escolhido pelo público e ficou com o Prêmio José Esper Netto.

O concurso contempla ainda outras premiações: a soprano Raquel Paulin foi selecionada para uma produção da Cia. Ópera São Paulo. Vitorio Scarpi vai participar do Encontro de Tenores do Brasil de Manaus. Ele e Luiz Willert também farão concerto com a Orquestra Sinfônica de Taubaté. Willert, Bárbara Brasil, Sàvio Faschét e Ludmilla Thompson farão recitais na série do Hotel Toriba.

Está prevista ainda uma bolsa para um dos inscritos oferecida pela Cultura Artística em seu programa Magda Tagliaferro. O candidato ainda não foi escolhido. 

O júri da edição deste ano foi presidido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro e foi composto por João Guilherme Ripper, presidente da Academia Brasileira de Música; Sabino Lenoci, editor da revista L’Opera; Richard Martet, redator-chefe da Opera Magazine de Paris; Fernando Sans, editor da revista Opera Actual de Barcelona; Adelia Issa, soprano; João Luiz Sampaio, jornalista e editor executivo da Revista CONCERTO; Jorge Coli, historiador e crítico musical; Verónica Villarroel, soprano; Silvia Gasset, presidente da Fundação Jaume Aragall; Maria Pia Piscittelli, soprano; Carlos Rauscher, membro do conselho consultivo e assessor artístico do Cultura Artística; Robson Tirotti, presidente da Amigos Cia. Ópera São Paulo; José Velasco, empresário artístico; Carlos Aransay, diretor do Concurso Internacional de Trujillo, no Peru; Roberto Gilder, empresário artístico; Fabiana Crepaldi, membro do conselho da Amigas Cia. Ópera São Paulo; Alejandro Chacón, diretor cênico; Raquel Pierotti, coordenadora da Escola Nacional de Arte Lírica do Sodre; e Mário Vivino, crítico musical.

O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas é realizado pela Cia. Ópera São Paulo e é patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Amigos da Arte e Fundação Cultural de Jacareí.

Leia mais
Colunistas
Sem desânimo!, por Jorge Coli
Ópera Uma pequena frase dos violoncelos, por João Luiz Sampaio

A mezzo soprano Cintia Graton, uma das vencedoras desta edição [Divulgação]
A mezzo soprano Cintia Graton, uma das vencedoras desta edição [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

Um concurso que chegou a muitos brasileiros que não teriam a oportunidade de assistir ao vivo. Que esta iniciativa desperte o interresse de mais brasileiros pela música clássica.
Parabéns à organização!!

Um concurso que chegou a muitos brasileiros que não teriam a oportunidade de assistir ao vivo. Que esta iniciativa desperte o interresse de mais brasileiros pela música clássica.
Parabéns à organização!!

Link permanente

Excelente iniciativa e incentivo em tempos tão sombrios. Parabéns à todos os envolvidos na organização do Concurso Brasileiro Maria Callas!

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.