Festival de Ópera de Pernambuco encena obra sobre líder operária Júlia Santiago

por Redação CONCERTO 09/08/2023

O Festival de Ópera de Pernambuco apresenta na quinta-feira, dia 10, a estreia de Júlia, a tecelã, de Wendell Kettle. Esta é a quarta edição do evento, que ocupa o palco do Teatro Santa Isabel, em Recife.

Júlia, a tecelã, é inspirada na história de Júlia Santiago, a primeira mulher a se tornar vereadora no Recife, líder do Círculo Operário. Ela nasceu em 1917 e foi uma das precursoras da luta pela emancipação feminina no Brasil.

“Eu me baseei, para criar a ópera, em uma entrevista concedida por Júlia, de modo que os textos das cenas que compõem a obra foram retirados, o mais fielmente possível, de suas falas”, diz Kettle. O libreto aborda episódios como a sua ida para Recife, seu trabalhos em fábricas, sua atuação no movimento operário e sua eleição como vereadora.

O festival é uma ação da Academia de Ópera e Repertório e da Sinfonieta da Universidade Federal de Pernambuco. Na próxima semana, será apresentada a ópera La Traviata, de Verdi. “Esse repertório demostra o grande potencial dos cantores líricos e demais profissionais do setor operístico do nosso estado e região, bem como o apreço e a prioridade que damos à ópera nacional – pernambucana e nordestina”, diz Kettle, que assina a direção artística do festival. 

Clique aqui para mais detalhes do Roteiro Musical.

Kara Karolla como Júlia Santiago [Divulgação/Elias Marques]
Karla Karolla como Júlia Santiago [Divulgação/Elias Marques]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.