Além do foco na formação de artistas e técnicos, evento vai desenvolver trabalhos em casas de detenção e comunidades carentes
O Festival do Theatro da Paz, em Belém, completa vinte anos em 2021 e terá uma nova edição em setembro. O anúncio oficial será feito amanhã, dia 13, às 19h30, em solenidade transmitida pela TV Cultura do Pará e retransmitida pelas redes sociais do teatro; nela, vão se apresentar artistas do teatro, como músicos da orquestra sinfônica.
Em setembro, será encenada a ópera Il tabarro, de Puccini. Mas o teatro vai comemorar as duas décadas do festival com uma programação ao longo de todo o ano. Além de óperas, haverá concertos, recitais, cursos, oficinas, palestras e webinários.
O teatro volta a apostar na formação como eixo de sua programação, com o III Curso de Formação em Ópera. O módulo I é dedicado a cantores e o módulo II, a técnicos (o edital será lançado no dia 14 de maio). Neste ano, um convênio firmado entre as secretarias de Cultura do Pará e do Amazonas, haverá vagas também para artistas amazonenses.
A programação de oficinas terá encontros sobre yoga para cantores (Laura de Souza), ciência da voz (Marcelo Ferreira), fisiologia da voz (Edna D’Oliveira), preparação de repertório (Gabriel Rhein-Schirato e direção de palco (Camila Chiba), entre outros.
O pesquisador Sergio Casoy fará palestra sobre Il Trittico, de Puccini; Walter Neiva, sobre os grandes cantores de todos os tempos; e Marcelo Marques, sobre a pesquisa histórica na confecção de figurinos e cenários de ópera. Também estão previstos cinco webinários mensais para discutir temas ligados à ópera.
O Theatro da Paz idealizou ainda dois outros projetos. O Terpaz vai levar oficinas de capacitação de visagistas, aderecistas e coralistas a sete bairros da Grande Belém, com o objetivo de trabalhar com populações socialmente vulneráveis. E o Sons da Liberdade será realizado em casas de detenção do Pará, com o objetivo de capacitar entre os detentos mão-de-obra especializada para espetáculos artísticos, focando no canto coral, na cenotécnica, nos figurinos e no visagismo. Os detentos vão trabalhar na confecção de cenários para a ópera Die abreise.
No canal do YouTube do teatro, também serão exibidos espetáculos das duas décadas de programação do festival.
Leia também
Notícias Karin Fernandas lança single e grava três novos álbuns
Notícias Orquestra Jovem do Estado faz concerto no Theatro São Pedro
Colunistas Saudades de uma Guanabara (mais) musical, por Luciana Medeiros
Colunistas Ópera fora do palco, por João Luiz Sampaio
Notícias Prepare-se: quinze concertos e óperas para ver ao vivo ou na internet
Notícias Festival Amazonas acontece em junho, com estreia de três óperas
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.