Emiliano Patarra: a sobrevivência como desafio

por Redação CONCERTO 27/01/2026

Retrospectiva 2025: Emiliano Patarra, regente titular da Filarmônica Sesi 

Dentro do necessário balanço deste intenso ano de 2025, duas questões se destacam, nenhuma das duas nova, ambas fundamentais: a busca pelo espaço da ópera e da música de concerto na vida cultural e social do país e a batalha pela sobrevivência das instituições e grupos artísticos, eternamente ameaçados independentemente da relevância de seu trabalho. Em ambos os campos, esse foi um ano de conquistas, mas também do enfrentamento de ameaças... 

Se são promissores o intenso desenvolvimento da atividade lírica no Rio Grande do Sul, a inauguração de um teatro em plena favela na cidade de São Paulo, a celebração da 50ª edição da Bienal de Música Contemporânea, os 20 anos do programa Prelúdio, para citar apenas alguns exemplos, chega a ser desesperador continuar a ver orquestras e teatros com uma produção vital ameaçados ano após ano.  

Em paralelo, é felizmente cada vez mais intensa a aproximação entre os compositores brasileiros atuais e as orquestras. A reflexão crescente sobre os rumos da ópera também é muito bem-vinda, embora venha sempre acompanhada da necessidade de demonstrar tratar-se de uma arte viva e não de algo feito por saudosismo. 

A partir de maio, tive a honra de poder conduzir a reconstrução da Orquestra Filarmônica Senai-SP, que vinha de um período de inatividade e tinha a sua sobrevivência ameaçada. De lá para cá, pudemos apresentar uma programação regular, com estreias, obras-primas consagradas e grandes solistas, sempre pensando a música sinfônica como algo instigante e pulsante, seja qual for o repertório. Nos próximos dias teremos o orgulho de anunciar a Temporada de 2026, que tem o nome de Mosaico, e está toda construída a partir desta proposta. Esperamos vocês!  

Desejo a todos um excelente 2026 em todos os aspectos! [Depoimento de dezembro de 2025.]

[Clique aqui para ler outros depoimentos]

Emiliano Patarra [Divulgação]
Emiliano Patarra [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.