Sergio da Costa e Silva: 26 anos de atividades ininterruptas

por Redação CONCERTO 30/01/2024

Retrospectiva 2023: Sergio da Costa e Silva, criador e diretor da série Música no Museu 

Foi um ano muito especial para Música no Museu, que comemorou 26 anos de atividades ininterruptas. Continuamos com a longa parceria com a Rádio MEC na divulgação de nossos concertos, e com o Música no Museu – Oficina de Cantoria + 60, com o RioAcappella, voltado para a maiores de 60 anos. Mas o ponto alto foi o concorrido lançamento do livro “Música no Museu 25 anos: uma vida” no dia 4 de dezembro na Livraria da Travessa, em Ipanema. O livro retrata toda a trajetória do projeto, que se tornou a maior série de música clássica do Brasil, e suas conquistas. Seus números são expressivos e, nos melhores momentos, o projeto realizou mais de quinhentos concertos por ano, de norte a sul do Brasil, ocupando cerca de 2.500 músicos a cada temporada e alcançando um público superior a 1 milhão de pessoas.

Desde 2006, sua vertente internacional acontece em cidades de países de todos os continentes, levando músicos e a música brasileira para o exterior. Outro diferencial de Música no Museu é a absorção de iniciativas sociais junto a comunidades dando espaços para apresentações de suas orquestras ao lado de grandes musicistas e jovens talentos. Em 2023, foram mais de 326 concertos entre Rio e São Paulo, inserindo na programação, com êxito, o I BsbHarpFestival, XVIII RioHarpFestival e o VI SPHarpFestival – juntos, tornaram-se o maior festival de harpas do mundo –, realizados entre junho e outubro, incluindo a versão europeia em dez cidades de sete países. Música no Museu Internacional teve quatro concertos em cidades de Portugal (Lisboa, Sintra e Porto) e na Áustria (Viena).

Tivemos ainda o XIII RioWindsFestival – Festival Internacional de Sopros, em novembro, no Rio de Janeiro. Música no Museu consolida-se como a maior série de música clássica do Brasil, e a sua programação 2024 se inicia em janeiro. Esperamos por vocês nos nossos concertos.  

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2023 da Revista CONCERTO.]

Sergio da Costa e Silva

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.