Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto pede reversão da demissão de Emiliano Patarra

por Redação CONCERTO 10/03/2025

Em carta, entidade afirma que o sucesso dos projetos desenvolvidos nas duas últimas décadas teve no trabalho do maestro Patarra um dos fatores decisivos e manifesta preocupação com a continuidade das orquestras e do festival de ópera da cidade

O Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de concerto enviou uma carta ao prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), e ao secretário de Cultura, João Márcio Ferraz da Fonseca Vaz, manifestando surpresa pela demissão do maestro Emiliano Patarra da direção das Orquestras de Guarulhos e pedindo a reversão da decisão, tendo em vista a “continuidade dos projetos de educação musical, das orquestras e do festival de ópera da cidade”. 

Patarra foi comunicado de que seu contrato não seria renovado na noite de quinta-feira, dia 6. Desde então, a decisão tem sido criticada pela classe artística, sem que a prefeitura de Guarulhos sequer se manifestasse a respeito do caso e das razões que levaram à demissão. Pedido de esclarecimentos feito pela Revista CONCERTO no dia 7 até agora não obteve resposta (leia aqui).

Na carta, a direção do fórum afirma que “projetos desenvolvidos nas duas últimas décadas tiveram no trabalho do maestro Patarra um dos fatores decisivos para que os jovens de Guarulhos desfrutem hoje educação musical de qualidade e a população da cidade de temporadas artísticas de alto nível, que conquistaram o reconhecimento do meio artístico e da imprensa especializada”.

“É prerrogativa da administração pública promover mudanças e readequações. As mesmas, no entanto, deveriam ser pautadas pela transparência, pelo interesse público, pela análise técnica e de resultados. A tradição política brasileira é de mera substituição de nomes, muitas vezes apenas por critérios políticos, sem planejamento de longo prazo”, segue o texto, que traz alguns números da gestão de Patarra à frente do projeto: mais de 900 crianças  regularmente atendidas nas escolas do município; criação de duas orquestras sinfônicas; 50 instrumentistas contratados na GRU Sinfônica; 75 bolsistas na Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos; realização de mais de 50 concertos anuais oferecidos à população de Guarulhos; encomendas regulares de novas obras a compositores brasileiros; três álbuns gravados; criação do festival de ópera.

“A demissão sumária do maestro Patarra faz supor que não foi baseada em critérios claros e objetivos. Se há uma real intenção da atual gestão de reformular o trabalho ou de implementar novas ideias, tais ações deveriam prever uma fase de transição, na qual a participação do maestro Emiliano Patarra será de grande valor, de modo garantir a execução das ações planejadas para 2025, com a manutenção da temporada artística das orquestras, do festival de ópera e a confirmação dos acordos e contratos já firmados. Ao longo do ano a atual gestão da cultura em Guarulhos poderia, então, promover as mudanças que julgar necessárias.”

A carta se encerra com um pedido ao secretário João Márcio Ferraz da Fonseca Vaz para que “reverta a demissão do maestro Emiliano Patarra e com ele planeje as ações que garantam a continuidade dos projetos de educação musical, das orquestras e do festival de ópera da cidade de Guarulhos”.


Leia também
Notícias 
Maestro Emiliano Patarra é desligado da direção das Orquestras de Guarulhos
Notícias Prepare-se: destaques da programação da semana
Notícias Osesp abre temporada com obras de Lotti, Strauss e Mahler
Notícias Soprano brasileira vai integrar Academia da Ópera de Paris


O maestro Emiliano Patarra com os músicos da Orquestra Jovem de Guarulhos [Divulgação]
O maestro Emiliano Patarra com os músicos da Orquestra Jovem de Guarulhos [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.