Brasileira Marcela Rahal e neozelandês Filipe Manu vencem Concurso de Canto Tenor Viñas 2024

por Redação CONCERTO 21/01/2024

Mezzo soprano Marcela Rahal formou-se na USP e cursou mestrado na Alemanha

A mezzo soprano brasileira Marcela Rahal venceu, empatada com o tenor neozelandês Felipe Manu, o Primeiro Prêmio da 61ª edição do prestigioso Concurso Internacional de Canto Tenor Viñas, em Barcelona, na Espanha. A final aconteceu ontem, da 19 de janeiro, no Gran Teatro del Liceu, e os vencedores receberam 25 mil Euros em contratos para apresentações nas próximas temporadas. O segundo lugar ficou com a soprano russa Mira Alkhovik (15 mil Euros) e o terceiro, com a soprano portuguesa Silvia Sequeira (11 mil Euros).

Participaram da competição 524 cantores de 56 países, dos quais 18 chegaram à final. O júri foi formado pela soprano Kiri Te Kanawa, o baixo-barítono José van Dam e o pianista Roger Vignoles, bem como por Victor Garcia de Gomar (Gran Teatro del Liceu), Joan Matabosch (Teatro Real Madrid) Alessandro Galoppini (Teatro alla Scala Milão), Cristiano Sandri (Teatro Regio Turim), Tobias Hasan (Staatsoper Unter den Linden Berlin), Brian Speck (Metropolitan Nova York), Peter Mario Katona (Royal Opera House) e Bernd Loebe (Oper Frankfurt).

Fundado em 1963 para homenagear o tenor catalão Francisco Viñas, o concurso é um dos mais importantes do mundo da ópera, atraindo todos os anos jovens talentos de todo o mundo.

A mezzo soprano Marcela Rahal graduou-se em canto pela Universidade de São Paulo (USP) sob orientação de Francisco Campos. Participou das academias de ópera da Emesp e do Theatro São Pedro e realizou mestrado em ópera na Hochschule für Musik und Theatre Felix Mendelssohn Bartholdy, em Leipzig, na Alemanha, com Roland Schubert. 

Marcela Rahal foi vencedora do Concurso de Canto Linus Lerner e do Concurso Jovens Solistas da Osesp.

Marcela Rahal em 2022, quando conquistou o Terceiro Lugar no Concurso Riccardo Zandonai (divulgação)
Marcela Rahal em 2022, quando conquistou o Terceiro Lugar no Concurso Riccardo Zandonai (divulgação, Concurso Riccardo Zandonai)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.