Natural de Belo Horizonte, Leonardo Silva reside na Europa desde 2013
O compositor mineiro Leonardo Silva, de 33 anos, venceu o primeiro prêmio do IV Concurso de Composição da Basileia (Basel Composition Competition), na Suíça. Leonardo concorreu com outros 250 compositores de 47 países. Cinco autores foram à final e tiveram suas obras interpretadas em apresentações públicas pela Basel Chamber Orchestra, Basel Symphony Orchestra e Basel Sinfonietta. Com a sua peça vencedora de título Lume, Leonardo Silva recebeu uma premiação no valor de 60 mil francos suíços (cerca de R$ 340 mil).
Esta edição do Concurso de Composição da Basileia contou com um júri formado por Michael Jarrell (presidente do júri), Toshio Hosokawa, Luca Francesconi, Andrea L. Scartazzini e Florian Besthorn (diretor da Fundação Paul Sacher e o único na lista que não é compositor).
Leonardo Silva nasceu em Belo Horizonte, tem 33 anos e desde 2013 mora na Europa. O primeiro contato com a música clássica deu-se no concerto de criação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em fevereiro de 2008. Paralelamente a um curso de engenharia, Leonardo teve aulas particulares de música com Rubner de Abreu e Rogério Vasconcelos.
Já na Europa, foi premiado em um concurso na Universität für Musik und Darstellende Kunst, de Viena. A partir de 2014 estudou na Zürcher Hochschule der Künste, onde fez um mestrado em composição sob a orientação de Isabel Mundry. Em janeiro de 2017 mudou-se para Berlim após ter sido contemplado com uma residência artística oferecida pelo setor de cultura da cidade de Zurique. Entre 2020 e 2022 realizou um pós-mestrado em composição na Hochschule für Musik und Theater de Leipzig, na Alemanha.
Clique aqui para ouvir no YouTube a obra Lume de Leonardo Silva apresentada na final do Concurso de Composição da Basileia.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.