ECA-USP lança núcleo interdisciplinar Escola de Ópera

por Redação CONCERTO 10/12/2025

Cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor da USP; programa oferecerá 55 bolsas de estudo e se encerrará com encenação de Dido e Enéas, de Purcell

Em cerimônia realizada no Auditório Lupe Cotrim, a ECA-USP, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, lançou nesta terça-feira, 9 de dezembro, a sua Escola de Ópera. Estiveram presentes o reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; a diretora da ECA, Clotilde Perez; o vice-diretor, Mario Videira; e os idealizadores do programa, os professores Alexandre Ficarelli e Flavia Albano.

Em sua fala, a diretora Clotilde Perez destacou que o novo núcleo interdisciplinar abarcará as múltiplas especialidades da arte lírica e envolverá diversos departamentos da escola – música, artes cênicas, artes visuais e a Escola de Arte Dramática. O projeto também contará com a participação de estudantes e docentes dos cursos de publicidade e propaganda, relações públicas, jornalismo e audiovisual, responsáveis pela comunicação do núcleo. A Escola de Ópera estabeleceu ainda uma cooperação técnica com o Theatro Municipal de São Paulo. Clotilde Perez agradeceu pela união de esforços e ressaltou o apoio do reitor, que desde o início demonstrou interesse no programa e autorizou o investimento necessário.

O reitor Carlos Carlotti afirmou estar muito satisfeito com o lançamento da Escola de Ópera e enfatizou que a missão da universidade vai além de formar especialistas, destacando que a busca por novos horizontes passa justamente pelo trabalho conjunto e pela interdisciplinaridade — características inerentes à atividade lírica.

A professora Flavia Albano, do Departamento de Música, apresentou em linhas gerais a estrutura do programa, que oferecerá 55 bolsas a estudantes de diferentes áreas. Os bolsistas, assim como alunos voluntários, trabalharão juntos na concepção do espetáculo, na definição da linguagem artística, na pesquisa estética e no planejamento geral. O primeiro curso será concluído com a encenação da ópera Dido e Enéas, de Purcell, no dia 16 de junho de 2026, com participação da Ocam, Orquestra de Câmara da USP, parceira do núcleo.

Após a cerimônia, os alunos assistiram à aula inaugural ministrada pela musicóloga e dramaturgista Ligiana Costa.

Alexandre Ficarelli, Flavia Albano, Carlos Carlotti, Clotilde Perez e Mario Videira no lançamento da Escola de Ópera (Revista CONCERTO)
Alexandre Ficarelli, Flavia Albano, Carlos Carlotti, Clotilde Perez e Mario Videira no lançamento da Escola de Ópera (Revista CONCERTO)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.