Certame acontece entre os dias 17 e 25 de setembro e será transmitido ao vivo pelo YouTube
O jovem violinista brasileiro Guido Sant’Anna, de 17 anos, vai disputar em Viena um dos mais concorridos concursos de violino do mundo, o Fritz Kreisler International Violin Competition. Ele foi um dos 46 violinistas de até 30 anos classificados de todo o mundo – o único da América Latina.
Guido Sant’Anna é aluno da violinista e professora Elisa Fukuda. Ele iniciou os seus estudos no instrumento com 5 anos e aos 7 já se apresentava como solista de orquestra sob regência do maestro Julio Medaglia. Em 2018, aos 12 anos, Guido Sant’Anna foi finalista do concorrido concurso internacional Menuhin Competition, na Suíça. E, no ano passado, venceu a edição 2021 do Concurso Jovens Solistas da Osesp.
A primeira rodada do Concurso Fritz Kreisler acontece entre os dias 17 e 19 de setembro, quando cada um dos candidatos apresentará um recital solo de até 25 minutos – Guido tocará no dia 17*. Dezoito concorrentes passam à fase semifinal, que ocorre entre os dias 20 e 22. Desses, seis passam a uma primeira final, que acontece no dia 23 de setembro, e da qual sairão os três candidatos que se apresentarão na grande Final de Gala, no dia 25 de setembro, acompanhados da Orquestra Sinfônica da Rádio ORF sob regência de Alexander Joel. Na sequência, o júri anunciará os vencedores.
O Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler foi criado em 1979, com Yehudy Menuhin no júri, quando premiou o hoje consagrado virtuose Dimitri Sitkovetsky. Desde então, o certame é realizado a cada quatro anos. O concurso deste ano será a 10ª edição e lembra os 60 anos da morte de Fritz Kreisler.
O concurso conta com a parceria da Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena e tem como principais patrocinadores a Kuke Music Holding da China, a Kolo Market e a Naxos. O certame será transmitido ao vivo por streaming, também no canal do YouTube da Kreisler International Violin Competition (clique aqui para acessar).
* Atualização em 19/09: Assista clicando neste link a prova realizada por Guido Sant’Anna no dia 17 - a partir do minuto 15’.
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.