Instituições defendem projeto que, como no original, prevê fosso de orquestra para apresentações de ópera e dança
As orquestras do Rio de Janeiro e outras instituições musicais manifestaram apoio a um projeto de reconstrução do Teatro Villa-Lobos, interditado desde 2011 quando foi destruído por um incêndio. O documento foi encaminhado pela Academia Brasileira da Música a Jackson Emerick, presidente da Funarj, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Cultura do Rio, que é o proprietário do imóvel.
O Teatro Villa-Lobos, localizado em Copacabana, foi um dos mais importantes espaços culturais da cidade. Inaugurado em 1978 – com uma estrutura moderna para a época – o teatro se destacou por uma programação que incluía música clássica, teatro e dança, tornando-se uma referência no cenário artístico carioca.
O documento das orquestras defende o novo projeto apresentado, que, como no projeto original, “prevê um fosso para orquestra, além de um teatro experimental e uma sala de ensaios, que poderá viabilizar a permanência de uma orquestra residente”. As entidades musicais argumentam que só existe um espaço ativo com produção regular de espetáculos de ópera e balé clássico no Rio de Janeiro, que é o Theatro Municipal. “O projeto para o Teatro Villa-Lobos se apresenta como o ideal para viabilizar a existência de um segundo teatro adequado ao gênero operístico na cidade do Rio de Janeiro, abrigando, inclusive, a produção de projetos autorais, de companhias independentes e a produção universitária”, afirma a carta
Entre os signatários estão as principais orquestras do Rio de Janeiro, como a Orquestra do Theatro Municipal do RJ, a Orquestra Petrobras Sinfônica, a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF
Leia abaixo a íntegra do documento enviado:
Academia Brasileira de Música
Rio de Janeiro, 28 de março de 2025
Prezado Sr. Jackson Emerick, presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro - Funarj
A Academia Brasileira de Música encaminha o presente documento em nome das orquestras do estado do Rio de Janeiro e demais instituições abaixo assinadas, no qual manifestam seu apoio ao projeto de reconstrução do Teatro Villa-Lobos. Trata-se de equipamento cultural da maior importância para nosso segmento, não só por ter o nome do maior compositor brasileiro de todos os tempos, como por ser um teatro adequado à encenação de espetáculos musicais, como óperas e balés, com projeto acústico condizente com as necessidades da música de concerto.
O projeto nos foi apresentado em reunião realizada na Funarj no dia 19 de março, às 15 horas. Como no original, o projeto prevê um fosso para orquestra, além de um teatro experimental e uma sala de ensaios, que poderá viabilizar a permanência de uma orquestra residente. No Rio de Janeiro o único espaço ativo e com produção regular de espetáculos de ópera e balé clássico é o Theatro Municipal. Não há, em toda a rede de teatros estaduais, outro que seja dedicado à produção de óperas. O projeto para o Teatro Villa-Lobos se apresenta como o ideal para viabilizar a existência de um segundo teatro adequado ao gênero operístico na cidade do Rio de Janeiro, abrigando, inclusive, a produção de projetos autorais, de companhias independentes e a produção universitária.
Sendo assim reiteramos nosso apoio à execução do projeto, esperando que seja viabilizado o quanto antes, de modo a devolver aos cidadãos da cidade do Rio de Janeiro o Teatro Villa-Lobos renovado, modernizado e com gestão profissional de notório conhecimento.
Atenciosamente
André Cardoso
Presidente da Academia Brasileira de Música
Academia Brasileira de Música
Associação de Canto Coral
Companhia de Ópera da Lapa
Orquestra Aprendiz Musical
Orquestra de Cordas de Volta Redonda
Orquestra de Solistas do RJ
Orquestra de Sopros da UFRJ
Orquestra do Theatro Municipal do RJ
Orquestra Feso Pro Arte de Teresópolis
Orquestra Johann Sebastian Rio
Orquestra Petrobras Sinfônica
Orquestra Rio Villarmônica
Orquestra Sinfônica Brasileira
Orquestra Sinfônica da Paraty
Orquestra Sinfônica da UFRJ
Orquestra Sinfônica da UniRio
Orquestra Sinfônica Jovem do RJ
Orquestra Sinfônica Nacional da UFF
Projeto Ópera na UFRJ
Projeto Ópera na UniRio

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.