Santarém recebe 1º Festival de Violão Sebastião Tapajós em janeiro 

por Redação CONCERTO 03/10/2022

Evento promove concurso para selecionar 4 violonistas; inscrições vão até o dia 23 de outubro

Será realizado nos dias 27, 28 e 29 de janeiro o 1º Festival de Violão Sebastião Tapajós, que tem como objetivo valorizar o legado do artista paraense e fomentar a carreira de violonistas. O evento acontecerá em Santarém, no oeste do Pará, na Amazônia.

O Festival promoverá um concurso para violonistas, em duas etapas competitivas. Na primeira, serão selecionados 12 finalistas, com base nos vídeos inscritos (as inscrições vão até o dia 23 e outubro, clique aqui para saber mais). Em uma segunda etapa, serão definidos os 4 premiados. Estes vencedores receberão um prêmio no valor de R$ 3 mil e se apresentarão no Festival. Além disso, um violonista paraense receberá um violão confeccionado pelo Luthier Ivo Santos.

O Festival Sebastião Tapajós, que também oferecerá oficinas e master classes, terá transmissão ao vivo por plataformas digitais e redes sociais.

Sebastião Tapajós nasceu em Alenquer, no Pará, em 1943. Estudou em Portugal e na Espanha e mais tarde foi professor de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes, em Belém. O violonista desenvolveu destacada carreira no Brasil e no exterior, tendo se apresentado com artistas como Hermeto Pascoal, Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Maurício Einhorn e Joel do Bandolim, e internacionais como Gerry Mulligan, Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D'Rivera.

Em 2013, Sebastião Tapajós recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal do Oeste do Pará.

Tapajós morreu em outubro do ano passado, aos 78 anos, em Santarém, vítima de um infarto.

Clique aqui para saber mais sobre o Festival de Violão Sebastião Tapajós.

Leia também
Notícias
 Karin Fernandes lança novo disco na série Encontros CLÁSSICOS
Notícias Prepare-se: dez destaques da programação da semana
Crítica Um ‘O amor das três laranjas’ fluente, divertido e com grande elenco
Crítica Cinco canções de Nepomuceno em primeira gravação mundial

O violonista Sebastião Tapajós (divulgação)
O violonista Sebastião Tapajós (divulgação)

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.