Prédio deverá suspender programação por dois anos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em postagem em sua rede social a intenção de fechar temporariamente o Kennedy Center, em Washington, para a realização de obras de reforma e reconstrução. Segundo o texto, o prédio deverá suspender suas atividades artísticas por aproximadamente dois anos, com fechamento previsto a partir do dia 4 de julho de 2026.
O anúncio vem após controvertidas manobras políticas que, no início do ano passado, alçaram Trump à presidência do conselho da instituição. Em decisão polêmica, Trump também renomeou o tradicional centro para Trump-Kennedy Center.
De acordo com o post publicado agora, Trump afirma que a decisão de fechamento foi tomada após um período de um ano de estudos, que teria envolvido empreiteiros, especialistas em música, instituições artísticas e consultores. O presidente afirmou que a interrupção total das atividades permitirá uma obra mais rápida e de melhor qualidade do que uma reforma realizada com o centro em funcionamento.
Na postagem, Trump declarou que o financiamento do projeto estaria “completamente garantido” e que “vai pegar um centro cansado, deteriorado e em ruínas, que há muitos anos se encontra em más condições, tanto do ponto de vista estrutural quanto financeiro, e transformá-lo em um bastião de artes, música e entretenimento de nível mundial, muito melhor do que jamais foi antes”.
O anúncio gerou reações críticas no meio musical. Em comentário publicado em seu site Slipped Disc, o jornalista Norman Lebrecht destacou que o financiamento do projeto ainda dependeria de aprovação do Congresso norte-americano, o que não estaria assegurado. Lebrecht afirmou também que a medida lança incertezas sobre o futuro do Kennedy Center como instituição artística e alertou para o impacto direto sobre a National Symphony Orchestra, que não teria local alternativo para se apresentar e teria de rever seus planos para as temporadas de 2026 a 2028. O crítico questionou ainda quais teriam sido os “especialistas em música” consultados no processo decisório mencionado pelo presidente.
Até o momento, o Kennedy Center não divulgou um posicionamento institucional sobre o anúncio.
Leia também
NOTÍCIA Em intervenção inédita, Trump é eleito presidente do conselho curador do The Kennedy Center, em Washington
NOTÍCIA Kennedy Center será rebatizado como ‘Trump-Kennedy Center’, gerando polêmica sobre legalidade e legado
NOTÍCIA Ópera Nacional de Washington deixa Kennedy Center
NOTÍCIA Philip Glass retira estreia mundial de sinfonia do Kennedy Center
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.

Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.