Osesp recebe o maestro chileno-italiano Paolo Bortolameolli

por Redação CONCERTO 25/09/2024

A Osesp encerra o mês, nos dias 26, 27 e 28, com mais um regente convidado, desta vez o chileno-italiano Paolo Bortolameolli, regente associado da Orquestra Filarmônica de Los Angeles.

O programa, após a Sinfonia nº 7, de Dvorák, se concentra na música das Américas, com a Abertura cubana, de Gershwin; a Suíte da compositora mexicana Gabriela Ortiz; Estallido, de Miguel Farias (que Bortolameolli estreou em Los Angeles); e o Batuque, passagem do Reisado do pastoreio, de Lorenzo Fernandez.

Programe-se

Na próxima semana, a Osesp recebe o maestro e compositor Heinz Holliger para concertos em que fará a estreia latino-americana de sua peça Fragmentos de sons. As apresentações têm ainda a presença do violinista Ilya Gringolts, que será o solista no Concerto para violino de Alban Berg, obra-chave do repertório do instrumento. O programa se completa com a Sinfonia nº 2, de Schumann. Sem a peça de Berg, Holliger e a Osesp tocam também no dia 6, na série Concertos Matinais.

Nos dias 10, 11 e 12, a Osesp será regida pela maestria Katharina Wincor, em sua estreia com o grupo brasileiro. O programa integra o Festival Schubert, um dos eixos da temporada deste ano, com a Sinfonia nº 8 – Inacabada e a Missa nº 5, com participação do Coro da Osesp, do Coro Acadêmico da Osesp e de Lina Mendes, Luciana Bueno, Lunga Eric Hallam, Vitor Santos Bispo como solistas.

Em outubro, a Osesp terá ainda a presença do pianista Paul Lewis, que vai encerrar em dois recitais a série que fez este ano dedicada ao compositor. No dia 13, ele toca as Sonatas nº 15 D.840, nº 13 D664 e nº 16 D845. E, no dia 20, as Sonatas nº 19 D958, nº 20 D 959 e nº 21 D960. Lewis também toca, no dia 14, com músicos da Academia da Osesp no Teatro B32, quando vai apresentar a Sonata D664 de Schubert e o Concerto nº 3 de Beethoven. E, nos dias 17, 18 e 19, será o solista da Osesp na Sala São Paulo, interpretando outras de suas especialidades: o Concerto para piano nº 1 de Brahms, de quem a orquestra, sob regência de Marc Albrecht, toca ainda o Quarteto Op. 25 na orquestração de Arnold Schoenberg.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

Leia também
Notícias 
Crítica elogia estreia de ‘Domitila’, de Ripper, na Espanha 
Notícias ‘Orquestras em pauta’ lança Manifesto de Belo Horizonte
Notícias Matthias Goerne canta ciclos de Schubert no Teatro Cultura Artística
Notícias Jocy de Oliveira lança o livro ‘Alucinações biográficas’ em São Paulo
Notícias Festival Pianístico realiza sétima edição em Joinville
Crítica Música para nossos dias, por Nelson Rubens Kunze

O maestro italiano Paolo Bortolameolli [Divulgação]
O maestro italiano Paolo Bortolameolli [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.