Em uma das vezes em que esteve no Brasil no início dos anos 2000, o violinista norte-americano Joshua Bell confessou considerar dar os primeiros passos como regente. O problema, segundo o músico, era o seguinte: por mais que, em especial na música de câmara, houvesse oportunidades de expandir o repertório, a atuação como solista o prendia a um grupo restrito de peças. E ele não queria seguir assim até o fim da vida.
Em 2012, o passo foi dado, quando, após algumas experiências, ele assumiu a direção artística da Academy of Saint Martin-in-the-Fields, um dos mais tradicionais conjuntos ingleses, criado em 1958 por Sir Neville Marriner – nome difícil de ser substituído.
Mas Bell e o grupo têm caminhado juntos na manutenção dessa tradição. E uma das companheiras na jornada é a música de Beethoven. Um dos primeiros projetos da nova gestão foi a gravação das sinfonias nº 4 e nº 7 do compositor – justamente as peças que eles trazem ao Brasil neste mês, quando tocam na Sala São Paulo pela temporada da Cultura Artística.
No dia 30, o programa tem a Abertura Coriolano, a Sinfonia nº 4 e o Concerto para violino de Tchaikovsky; no dia seguinte, a peça do compositor russo, a sétima sinfonia de Beethoven e sua Abertura Egmont. Bell vai atuar nos dois dias como regente e como solista.
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Aniversário e turnê do Neojiba são destaques da edição de setembro da Revista CONCERTO
Notícias Filarmônica de Minas Gerais faz concertos em Belo Horizonte antes de partir em turnê
Notícias Theatro São Pedro estreia nova produção de 'A ópera dos três vinténs", de Kurt Weill
Notícias Biblioteca Mário de Andrade abre série de recitais dedicados à música contemporânea brasileira
Crítica Da Transilvânia, o piano descarnado e intenso de Lucian Ban, por João Marcos Coelho
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Assisti à apresentação do…
Assisti à apresentação do dia 31. Foi sensacional.
maravilhoso!
maravilhoso!