Emiliano Patarra: mantendo a chama acesa

por Redação CONCERTO 25/01/2023

Retrospectiva 2022: Emiliano Patarra, regente titula da Orquestra Jovem de Guarulhos e da GRU Sinfônica 

É com muito otimismo, em que pesem as perdas de artistas queridos, os percalços e os desafios que nos aguardam, que fizemos o fechamento desse intenso ano de 2022. Foi o ano de constatar, com a retomada efetiva das atividades presenciais, das temporadas líricas, das séries orquestrais, que a chama que tanto nos esforçamos para manter acesa continua ardendo e que, caminhando com passos cuidadosamente escolhidos, o mundo da música de concerto e da ópera ainda há de frutificar muito no país.

Acompanhar o ressurgimento da programação operística e sinfônica é algo que nos emociona a todos, e vale o aplauso a cada equipe que se esmera para tornar essa continuidade possível. Também foi um ano de batalha pelo reconhecimento de nosso setor como atividade economicamente viável. Nesse sentido, cabe destacar o papel estratégico representado pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto, que realizou no segundo semestre a eleição de uma nova diretoria para continuar a entusiasmada defesa desta pauta.

A temporada das Orquestras de Guarulhos, cuja marca é a diversidade de programação, contou com a participação de convidados com intensa carreira em âmbito internacional, mesclados a artistas da cidade que encontram respaldo na orquestra para mostrar seu trabalho. Fundamentalmente, este foi o ano da conquista de uma sede própria para o grupo, e é com muito orgulho que lançamos a nossa temporada 2023, que tem como pontos altos a apresentação de duas obras inéditas escritas especialmente para o conjunto, a gravação de dois álbuns e a retomada do Festival de Ópera de Guarulhos, uma aquisição fundamental para a vida cultural da cidade. Desejamos a todos um excelente final de ano para que voltemos recarregados e possamos construir juntos muita atividade artística no ano que se inicia! 

[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2022 da Revista CONCERTO.]

 

Emiliano Patarra
[divulgação, Eduardo Calabria]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.