Notícias do mundo musical

por Redação CONCERTO 01/07/2018

Sinfônica do Paraná terá 15 concertos no segundo semestre

A Orquestra Sinfônica do Paraná, dirigida pelo maestro alemão Stefan Geiger, fará 15 concertos no Teatro Guaíra, em Curitiba, ao longo do segundo semestre. Em agosto, o grupo se apresenta com o maestro Carlos Prazeres, diretor da Orquestra Sinfônica da Bahia, em obras de Messiaen e Honegger. Em setembro, a orquestra interpreta, com Geiger, a ópera João e Maria, de Humperdinck, além de programas com peças de Rachmaninov e Saint-Saëns. Em outubro, serão três programas distintos, com os maestros Stefan Geiger, Raphael Haeger e Victor Hugo Toro (em homenagem a Alceo Bocchino). O maestro Tobias Volkmann rege o primeiro concerto de novembro, com Schubert e Brahms. Em seguida, Geiger volta ao pódio para apresentar Os planetas, de Gustav Holst.

Para fechar o ano, haverá três atrações: um concerto dedicado à música britânica (com o maestro Stefan Asbury e o violista Alexandre Razera); o balé O lago dos cisnes (com o Balé do Teatro Guaíra e o maestro Luís Gustavo Petri); e uma homenagem à música russa (com o maestro convidado François López-Ferrer). Ao longo do segundo semestre, os músicos da orquestra também farão uma série de música de câmara.


Festival Vermelhos em Ilhabela prepara grande edição

O 4º Festival Vermelhos – Música e Artes Cênicas, em Ilhabela, fará em sua edição deste ano uma homenagem ao compositor Leonard Bernstein, de quem o meio musical celebra este ano o centenário de nascimento. A programação, que acontece em agosto e setembro, tem ainda como grande destaque a presença da pianista portuguesa Maria João Pires, que fará uma residência de uma semana, com aulas e concertos.

A escolha de Bernstein, segundo os organizadores do festival, que acontece em um complexo construído na Baía de Vermelhos, “se deve a tudo o que ele representou, da importância da sua obra erudita, da sua defesa da transição entre os gêneros e da sua atuação como maestro; ele foi um homem renovador, emocional e provocador, sempre determinado a romper fronteiras”.

O compositor terá obras apresentadas ao longo do festival, desde o concerto de abertura, com trechos de seus principais musicais interpretados pela Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, a São Paulo Companhia de Dança e um time de solistas que inclui o tenor Daniel Umbelino, a soprano Camila Titinger e a mezzo soprano Luciana Bueno. A regência é de João Maurício Galindo e a direção cênica, de Ulysses Cruz.

A primeira etapa do evento, de 4 a 18 de agosto, terá ainda grupos como o Quarteto Carlos Gomes e o quarteto de violões Quaternaglia, e artistas como a cantora Cida Moreira, os pianistas Cesar Camargo Mariano, Cristian Budu e Marcelo Bratke e o bailarino Thiago Soares. Essa etapa se encerrará com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob direção de Cláudio Cruz, interpretando a Sagração da Primavera, de Stravinsky.

Entre os dias 15 e 22 de setembro, Maria João Pires vai realizar uma residência com workshops e concertos ao lado de alguns de seus principais alunos, como Lilit Grigoryan e Leonardo Hilsdorf. A cada dia, um concerto vai apresentar ao público os diferentes períodos da história da música, do barroco à criação contemporânea.


Flo Menezes grava aulas sobre Licht

O compositor Flo Menezes realizou uma série de dez conferências dedicadas ao ciclo de óperas Licht, de Stockhausen. O projeto exCURSO LICHT – LUZes sobre Stockhausen abordou, a cada encontro, uma das obras do ciclo, com exemplos musicais ao vivo, do qual participaram a clarinetista Paula Pires, o pianista Alexandre Zamith, a flautista Sarah Hornsby, o percussionista Joaquim Zito Abreu e o técnico de som do Studio PANaroma Daniel Avilez. Todas as conferências estão disponíveis no YouTube e podem ser acessadas clicando aqui. O projeto foi realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento, do Instituto Goethe, do Studio PANaroma, da Unesp, da Sala do Conservatório e da Byington & Sucuglia.


Theatro São Pedro (RS) reinaugura museu

O Memorial Theatro São Pedro foi reinaugurado em junho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O espaço, que conta a história do teatro, abriu uma nova galeria em homenagem a Eva Sopher, que durante décadas esteve à frente da instituição. O memorial integra o Projeto Multipalco, grande complexo cultural, que vai ocupar uma área de 25 mil metros quadrados no centro da capital gaúcha e já tem prontos também a Concha Acústica, a sede administrativa e a Sala da Música.


Heller-Lopes fará Aida na Alemanha

O diretor André Heller-Lopes, que em junho estreou uma nova produção de La finta giardiniera, de Mozart, fará uma nova montagem de Aida, de Verdi, na Alemanha, em abril de 2019. Antes, no entanto, no segundo semestre deste ano, ele encerra a temporada lírica do Theatro Municipal de São Paulo com Turandot, última ópera de Puccini


TV e Rádio Cultura FM

Confira os destaques de julho

TV CULTURA
Prelúdio. No dia 1º de julho, tem início a nova temporada do Prelúdio, o concurso de música clássica conduzido pelo maestro Júlio Medaglia. Quarenta e oito jovens selecionados se apresentam até dezembro. [Domingos, 12h]

RÁDIO CULTURA FM
Rádio Metrópolis
[De segunda a sexta, das 9h às 12h] Fábio Malavoglia traz notas culturais, entrevistas e o repertório selecionado da Cultura FM, além de quadros como Bravo, Cinema Falado e Compositor do Mês.
Todos os Cantos [Sábados, às 13h] Fortuna focaliza a produção musical de nações de todos os continentes; a cada semana, um artista, um país, ou um movimento musical forma a pauta da atração.
Concertos Especiais [Domingos, às 14h] Com apresentação de Helio Vaccari, a Cultura FM leva ao ar gravações exclusivas realizadas pela emissora de concertos registrados ao vivo em São Paulo. Dias 1º e 8: Natalie Dessay, Stella Grigorian e Shani Diluka Dias 15 e 22: Camerata Salzburg Dia 29: Orquestra Sinfônica Estatal Russa


Orquestra Criança Cidadã faz turnê pela Argentina

A Orquestra Criança Cidadã de Recife fará uma série de apresentações na Argentina entre os dias 7 e 12 de julho. Os concertos serão realizados na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, no Centro Cultural Kirchner, no Luna Park e na Sinagoga da Congregação Israelita Argentina, sob regência de Nilson Galvão Jr.

O Projeto Criança Cidadã foi idealizado pelo desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018) e criado em 2003. Três anos depois, surgia a orquestra, iniciativa do maestro Cussy de Almeida e do juiz João José Rocha Targino, coordenador geral do projeto, que acaba de receber a Medalha de Mérito José Mariano, mais alta distinção outorgada pela Câmara Municipal de Recife.

O Criança Cidadã atende atualmente 360 jovens, entre 6 e 21 anos, que recebem aulas de instrumentos, além de apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e aulas de inclusão digital. O projeto é desenvolvido em três núcleos, nas cidades de Recife, Ipojuca e Igarassu.

O convite para a turnê surgiu do coordenador nacional da Renovação Carismática Católica Argentina, Pino Scafuro, que define a orquestra como símbolo da inspiração como força para promover mudanças transcendentes na comunidade.

O primeiro concerto da viagem acontece no dia 7, na Catedral Metropolitana de Buenos Aires. No programa, estão obras de Bach (Concerto de Brandemburgo nº 3), Holst (Suíte São Paulo), Carlos Gomes (Burrico de pau), Villa-Lobos (Bachianas brasileiras nº 4), um medley de música brasileira e uma homenagem a Sivuca. No dia 8, no Centro Cultural Kirchner, a orquestra toca as Três peças nordestinas, de Clóvis Pereira, Cipó branco de Macaparana, de Cussy de Almeida, e o Mourão, de Guerra- -Peixe, além das peças de Sivuca, Carlos Gomes e Villa-Lobos. No Luna Park (dia 9), Bach, Carlos Gardel e Ary Barroso são a base da apresentação. E, no dia 10, na Sinagoga da Congregação Israelita Argentina, o grupo faz o Concerto pela paz, unindo, no mesmo programa, obras de compositores israelenses, muçulmanos e cristãos.