Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/10/2018

Prezado leitor,

A matéria de capa desta edição da Revista CONCERTO apresenta a temporada 2019 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Trata-se, mais uma vez, de uma ótima programação, com grandes atrações e intérpretes. Como você poderá ler na reportagem escrita por nosso editor executivo João Luiz Sampaio, a Osesp fará noventa concertos sinfônicos na Sala São Paulo, em um repertório que vai do barroco à música contemporânea, com a participação de artistas como Nathalie Stutzmann, Pieter Wispelwey, Thomas Zehetmair, Cristian Budu e Heinz Holliger, entre outros.

Para a Fundação Osesp, 2019 marca também os vinte anos de inauguração da Sala São Paulo, a 50ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão e a última temporada da maestrina Marin Alsop como regente titular e diretora musical da orquestra. Conforme as entrevistas concedidas à Revista CONCERTO, os diretores Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes acreditam que o momento é propício para uma reflexão sobre o trabalho da orquestra. A Osesp entende que, após ter passado a etapa de consolidação de uma sinfônica de qualidade internacional, é chegada a hora para rever suas estratégias, construir uma nova relação com a cidade e conquistar outros públicos.

A entrevista do mês da Revista CONCERTO, realizada por Irineu Franco Perpetuo, é com a pianista chinesa Yuja Wang, uma das mais disputadas virtuoses da atualidade, que está no Brasil para concertos em São Paulo (promoção da Cultura Artística), no Rio de Janeiro e em Curitiba (promoção da Dell’Arte). Leonardo Martinelli escreve sobre a ópera Pelléas et Mélisande, de Debussy, que ganha remontagem no Theatro Municipal de São Paulo. A soprano Manuela Freua, que cantará as Folk Songs de Berio no Theatro São Pedro, conta sobre sua trajetória em texto redigido por Camila Fresca. E, na seção Brasil Musical,  a matéria “Carreiras em construção” apresenta alguns de nossos jovens mais talentosos, que tocam neste mês como solistas no Theatro Municipal de São Paulo e na Sala São Paulo.

Em setembro passado, nossa parceira editorial Gramophone realizou, em Londres, a entrega de seu tradicional Gramophone Awards, principal premiação do mercado fonográfico internacional (conheça os vencedores na página 7). O maestro estoniano Neeme Järvi foi escolhido na categoria “Realização de uma vida” (leia a matéria na página 20).

Como em todos os meses, a Revista CONCERTO publica ainda os artigos dos colunistas João Marcos Coelho (sobre a nova edição da Bienal Internacional de Música Eletroacústica de São Paulo), Jorge Coli (a “economia da cultura” no Festival de Salzburg) e Júlio Medaglia (em defesa da Lei Rouanet). 

Acompanhe o Roteiro Musical ilustrado com as principais atrações clássicas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outras cidades do país (tem a ópera O holandês errante no Palácio das Artes de Belo Horizonte!). Leia a Revista CONCERTO e participe da temporada musical de sua cidade.