Ano da Petrobras Sinfônica terá homenagens

por Redação CONCERTO 01/01/2019

Grupo relembra Armando Prazeres, seu criador, e compositores como Claudio Santoro e Heitor Villa-Lobos

A Orquestra Petrobras Sinfônica fará oito programas em suas séries no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2019. A temporada é dedicada ao criador do grupo, o maestro Armando Prazeres, pelos seus 20 anos de morte, e também  homenageia os 100 anos de nascimento de Claudio Santoro e os 60 anos de morte de Villa-Lobos.

Na série Portinari, com concertos à tarde, a abertura será no dia 14 de abril, com o maestro Isaac Karabtchevsky regendo um programa que tem como destaque Assim falava Zarathustra, de Strauss. Em junho, assume o grupo o maestro Neil Thomson, diretor da Filarmônica de Goiás, que rege o Concerto para dois pianos de Bruch (com Lilian Barretto e Linda Bustani) e a Sinfonia nº 1 de Brahms. 

O maestro Enrique Arturo Diemecke rege o programa de julho, com destaque para a Sinfonia nº 2 – A era da ansiedade, de Leonard Bernstein, com solos do pianista brasileiro radicado nos EUA Alexandre Dossin. E, em novembro, Nelson Freire toca o Concerto nº 5  de Beethoven – o programa, regido por Isaac Karabtchevsky, tem ainda a Sinfonia nº 2 de Brahms.

A série Djanira, noturna, começa no dia 17 de maio, com Karabtchevsky e o clarinetista Cristiano Alves, que sola no Concerto nº 2 de Carl Maria von Weber. Em seguida, a orquestra toca a Sinfonia nº 9  de Mahler.

Em julho, Eduardo Strausser e Cristian Budu se unem no Concerto nº 1 de Chopin. Francisco Valero-Terribas rege em agosto as Bachianas brasileiras nº 4 de Villa-Lobos, a estreia de Liame para trombone e orquestra de Marisa Rezende (com João Luiz Areias) e a Sinfonia nº 3 de Rachmaninov.

A agenda da série Djanira se encerra com o violoncelista Antonio Meneses solando o Concerto de Marlos Nobre. O programa, dedicado à música brasileira, tem ainda obras de Claudio Santoro, Ernani Aguiar, Ronaldo Miranda e Villa-Lobos. A regência é de Isaac Karabtchevsky. 

[Clique aqui para a programação completa e para informações sobre assinaturas]


Assinaturas
Renovação
: de 9/1 a 4/2
Novas assinaturas: de 11/2 a 28/2
Informações: tels. (21) 4042-9192 e (21) 4042-9540

Nelson Freire [Divulgação]
Nelson Freire [Divulgação]