Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/03/2019

Prezada leitora, prezado leitor,

Você tem em mãos a edição de março da Revista CONCERTO, o primeiro número da nova temporada clássica brasileira. Algumas destacadas programações – como as da Osesp, da Filarmônica de Minas Gerais, da Sala Cecília Meireles ou os concertos de Antonio Meneses e Cristian Budu abrindo as temporadas da Cultura Artística em São Paulo e da Dell’Arte no Rio de Janeiro (página 16) – não escondem um início de ano tímido, ainda sob efeito de uma reorganização decorrente de mudanças nos governos federal e estadual, as quais impactam o mundo cultural. Oxalá as autoridades públicas reconheçam a importância da cultura para o desenvolvimento do país – estudos realizados por instituições com o nível de credibilidade da FGV comprovam que cada real investido em cultura, em razão da cadeia econômica e produtiva que gera, retorna à sociedade múltiplas vezes – e não se eximam de reservar os recursos necessários para o fomento da música clássica. 

Claudio Santoro foi um dos maiores compositores brasileiros do século XX. Para os festejos de seu centenário – Santoro nasceu em 23 de novembro de 1919 –, diversas orquestras e teatros do Brasil anunciam a apresentação de suas obras, recuperando sua trajetória e reavaliando seu papel na história da música brasileira. O editor executivo João Luiz Sampaio conversou com músicos e maestros, que são unânimes em reconhecer a importância da criação de Santoro e a necessidade da divulgação de seu legado, como você poderá ler na matéria de capa desta edição (página 24).

A maestrina Marin Alsop inicia o último ano de seu mandato como diretora musical e regente titular da Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Alsop conversou com a jornalista Camila Fresca, fez um balanço franco de sua experiência no Brasil e contou seus planos para o futuro na entrevista desta edição da Revista CONCERTO (página 14).

Na valiosa linhagem de pianistas surgidos no Brasil desde o começo do século passado, mais um jovem desponta com potencial extraordinário: o paulistano Lucas Thomazinho, de 23 anos. Egresso da Fundação Magda Tagliaferro e atualmente sob orientação de Eduardo Monteiro na ECA-USP, Thomazinho se apresenta neste mês como solista da Osesp, como está no artigo preparado por nosso colaborador Leonardo Martinelli (página 48).

Como em todos os meses, a Revista CONCERTO publica a seção Gramophone com conteúdo da prestigiosa revista inglesa: na página 20, um perfil do pianista russo Grigory Ginzburg; na página 43, o Editor’s Choice, com a escolha do editor para os melhores lançamentos do mercado fonográfico internacional.

Leia também a colaboração do violonista e crítico musical Sidney Molina sobre os 80 anos de Leo Brouwer (página 18), a seção Acontece, com um perfil do compositor Ernani Aguiar, que é um dos criadores homenageados pelo Festival de Música Contemporânea Brasileira (página 19), e a seção Brasil Musical, que traz um relato sobre a nova edição do Festival Música em Trancoso, promovido pelo Mozarteum Brasileiro (página 28). 

O editorial desta edição da Revista CONCERTO ainda contém os textos dos colunistas Jorge Coli (que escreve sobre sua visita a Vermelhos, na Ilhabela), João Marcos Coelho (que apresenta a série de CDs Brasil em Concerto organizada pelo Ministério das Relações Exteriores) e maestro Júlio Medaglia (sobre o compositor austríaco Sigismund Neukomm). 

Antes de encerrar, dois avisos: em parceria firmada com a Filarmônica de Berlim,  leitores da Revista CONCERTO aproveitam 20% de desconto no Digital Concert Hall, a sala de concertos online da orquestra alemã (veja detalhes na página 6); e participe dos Cursos CLÁSSICOS da Revista CONCERTO na Sala São Paulo (consulte a programação do primeiro semestre na página 7.)

Leia a Revista CONCERTO e desbrave com a gente o maravilhoso mundo da música clássica!