Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/05/2019

Prezadas leitoras, prezados leitores,

Há 15 anos, em setembro de 2004, a Osusp, sob direção do maestro Carlos Moreno, realizou um concerto no Teatro Cultura Artística em comemoração à 100ª edição da Revista CONCERTO. O solista convidado para a apresentação, para tocar o Concerto para piano nº 5, Imperador, de Beethoven, era um talentoso adolescente de 15 anos, aluno da Fundação Magda Tagliaferro. Quinze anos depois, o pianista Fabio Martino é detentor de importantes prêmios e desenvolve uma elogiada carreira internacional, que o coloca entre os mais destacados músicos brasileiros de sua geração. No mês em que fará diversos concertos pelo país, como solista de orquestra e como recitalista, Fabio Martino é tema da matéria de capa da Revista CONCERTO, em texto escrito pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpetuo. 

Vindo de uma trajetória de grande sucesso no universo do teatro e do musical,  Jorge Takla firma-se hoje como um dos principais nomes da direção cênica de óperas no Brasil – basta dizer que, no ano passado, entre os três títulos finalistas do Prêmio CONCERTO Lauro Machado Coelho de Ópera, dois (La Traviata e Sonho de uma noite de verão) eram sob sua direção. Para a seção Em Conversa, o editor executivo João Luiz Sampaio entrevistou Takla, que neste mês dirige Tosca, de Puccini, no Festival Amazonas de Ópera e que, em julho, terá o Rigoletto, de Verdi, que encenou no Teatro Colón de Buenos Aires, montado pelo Theatro Municipal de São Paulo.

A seção Brasil Musical desta edição apresenta o trabalho da musicista e produtora mineira Celina Szrvinsk. Além de destacada pianista e professora, Celina é responsável por importantes séries clássicas em Belo Horizonte e é criadora e diretora da Semana de Maio, que em 2019 realiza sua sétima edição. 

Neste mês, a exímia pianista brasileira Sonia Rubinsky estará no Brasil para concertos e gravações com a Filarmônica de Minas Gerais e com a Sinfônica de Campinas, como solista de obras do compositor Almeida Prado (1943-2010). O jornalista e compositor Leonardo Martinelli entrevistou Sonia Rubinsky, que, como publicado na seção Palco, fala das obras que executa e de seu convívio e amizade com o compositor.

Outras apresentações imperdíveis do mês são as do violinista e maestro Thomas Zehetmair, que estará no Brasil como um dos destaques da programação da Osesp. Figura do primeiro escalão da música clássica internacional, Zehetmair conversou com a Revista CONCERTO e contou de sua trajetória e dos concertos que realizará na Sala São Paulo.

A seção Fermata enfoca a mezzo soprano Mere Oliveira, natural da cidade de Taubaté, que tem se destacado por sua carreira artística e por seu dinamismo em criar e desenvolver projetos culturais. Neste mês, Mere se apresenta como solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, em obras de Brahms e Prokofiev.

Como em todos os meses, publicamos os textos dos colunistas João Marcos Coelho (que reflete sobre os desafios da contemporaneidade), Jorge Coli (sobre a ótima fase da Sinfônica de Campinas) e maestro Júlio Medaglia (que discorre sobre a nova descoberta da arte brasileira). E a partir da página 25, apresentamos o tradicional Roteiro Musical ilustrado da Revista CONCERTO, com os principais eventos clássicos de São Paulo, do Rio de Janeiro e de outras cidades do Brasil. Escolha o seu programa – tem de tudo, de recitais a óperas, de música de câmara a grandes concertos sinfônicos. 

Leia a Revista CONCERTO e desbrave com a gente o maravilhoso mundo da música.