Editorial

por Nelson Rubens Kunze 01/06/2019

Prezada leitora, prezado leitor,

Você tem em mãos a edição de junho de 2019 da Revista CONCERTO, o guia da música clássica no Brasil. Aqui você se informa sobre tudo o que se passa no mundo dos clássicos, desde o lançamento de CDs e DVDs até a agenda musical das principais cidades do país.

E acontece em junho uma das principais atrações do ano: a apresentação em São Paulo da mezzo soprano Elina Garanca, voz de destaque no cenário lírico internacional. Acompanhada pela Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, sob direção de Constantine Orbelian, Elina canta árias e famosos trechos líricos na Sala São Paulo. Para redigir a matéria de capa desta edição, o editor executivo João Luiz Sampaio falou com a cantora, que contou sobre a descoberta de sua vocação, sobre sua carreira e sobre seus planos artísticos para o futuro (página 18).

O mês de junho também marca a estreia da segunda ópera do Theatro São Pedro, O caso Makropulos, de Leos Janácek. O jornalista Irineu Franco Perpetuo conversou com a dupla responsável pela encenação, o maestro Ira Levin e o diretor cênico André Heller-Lopes – que também realizaram a montagem de Katia Kabanová, de Janácek, no ano passado –, em entrevista publicada na página 12.

O barítono brasileiro Paulo Szot desenvolve uma brilhante carreira internacional, que já o levou, em papéis protagonistas, a alguns dos mais importantes teatros do mundo. A partir deste mês, Szot inicia a sua residência artística com a Osesp, em concertos como solista e também em apresentações de câmara. A jornalista Luciana Medeiros conversou com o artista e escreveu a matéria da seção Fermata, na página 48.

A Orquestra Jovem do Estado completa 40 anos de atividades em 2019. Formada a partir das atividades pedagógicas do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, a orquestra percorreu uma longa trajetória, servindo de plataforma de aprendizado para ao menos duas gerações de instrumentistas. Em 2012, já ligada à Emesp – Escola de Música do Estado de São Paulo, a orquestra passou por importante reestruturação, que possibilitou uma atividade ainda mais intensiva alcançando novos patamares de qualidade – o que leitores da Revista CONCERTO podem comprovar por meio dos três CDs presenteados nos últimos anos. Leia mais sobre o concerto comemorativo e sobre a história da Orquestra Jovem do Estado na seção Palco desta edição.

Também em junho, a Orquestra Sinfônica da USP apresenta um interessante programa na Sala São Paulo. Sob direção de Ricardo Bologna, a Osusp estreia duas obras de compositores brasileiros de nosso tempo, Mário Ficarelli e Aylton Escobar. Como escreve Leonardo Martinelli, que reporta sobre o evento na seção Acontece, é uma boa oportunidade para ouvir a criação de alguém “com quem você poderia ter pego elevador ou dividido o espaço num balcão de padaria...” (página 14).

Publicamos também nesta edição os textos de nossos colunistas João Marcos Coelho (sobre a questão do intérprete-compositor tendo em vista a turnê pelo Brasil do maestro e clarinetista Jörg Widmann com a Orquestra de Câmara da Irlanda), Jorge Coli (que lembra Hector Berlioz, morto há 150 anos) e Júlio Medaglia (sobre o trabalho do maestro Benjamin Zander, que estará no Brasil neste mês para concertos com a Orquestra Filarmônica Jovem de Boston em várias cidades). 

Consulte a Revista CONCERTO e escolha o seu programa: são centenas de eventos – música de câmara, sinfônica e ópera –, diversos com preços acessíveis ou gratuitos. Participe com a gente da temporada musical de sua cidade e descubra o maravilhoso mundo da música.