A Orquestra de Câmara da ECA/USP lança nesta sexta-feira, dia 3, o vídeo-arte Sementes. O filme aborda a ação do homem sobre a natureza, mostrando, segundo os produtores, “a força e o poder da natureza através da germinação das sementes e de toda teia do ecossistema verde necessária para a regeneração do planeta”.
Desde o início da pandemia, a Ocam tem realizado uma série de filmes em diálogo com questões contemporâneas. Em Olho da rua, uniu-se ao Padre Julio Lancelotti para chamar atenção às pessoas em situação de rua; em Inumeráveis, com a participação de Chico César, refletiu sobre os mortos da pandemia do Coronavírus.
Desta vez, em meio a constantes ataques à natureza, trabalhou com a produtora Bicho em um filme “com ares de manifesto, um convite para a regeneração da própria sociedade, no sentido de se alinhar à sabedoria milenar dos povos originários como reação urgente aos problemas ambientais enfrentados atualmente pelo País”. As imagens foram captadas na Floresta Nacional do Tapajós em Santarém e na Ilha do Combu, no Pará.
Para o maestro Gil Jardim, diretor da Ocam, os projetos tem como objetivo manter no radar da produção musical assuntos relevantes para além das salas de concerto.
"A mensagem de Sementes é urgente. Ela sublinha nosso desejo por uma perspectiva radical de desmatamento zero e pelo envolvimento nacional com grandes mutirões de plantio, mostra nossa crença na tecnologia fabulosa contida nas sementes, no poder da cura através da conexão do homem com a natureza", diz o maestro.
A direção é de Vinicius Colé e o roteiro, de Flávio Vieira e Joaquim Carvalho. A trilha sonora traz obras de Rodrigo Lima, Ronaldo Miranda, Villa Lobos e Lea Freire.
Assista ao filme no link abaixo:
Leia também
Prêmio CONCERTO 2021 Participe da votação do público!
Notícias Recitais no Rio e em São Paulo homenageiam Nelson Freire
Notícias Quaternaglia abre programação do Festival de Música de Londrina
Notícias Sinfônica Heliópolis recebe pianista Sylvia Thereza para concerto
Camila Fresca Artes Vertentes: dez anos de história e diálogo
Jorge Coli Meditação, uma estreia formidável em um quarteto elevado
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.
Que maravilha de iniciativa!…
Que maravilha de iniciativa! Uma forma de sinalizar indignação !
É necessário muita covardia e malvadeza para extinguir essa Vida de maravilhosas proporções.