Livro reúne ensaios sobre a obra do compositor Flo Menezes

por Redação CONCERTO 07/03/2022

Um novo livro reúne diversos ensaios a respeito da obra do compositor Flo Menezes, que completa 60 anos em abril. Professor de Composição e Música Eletroacústica da Unesp e Diretor do Studio PANaroma da Unesp, Menezes é voz fundamental na criação musical brasileira.

Lançando pelas Edições Flopan, Música de escritura: O maximalismo na obra musical de Flo Menezes, que pode ser baixado gratuitamente em pdf ou em formato e-pub, deve seu título às reflexões do compositor a respeito de seu trabalho. 

“Nos últimos tempos, tenho me perguntado, mais uma vez, acerca da essência de nosso fazer nas trilhas da composição. Ele pode ser e foi definido de diversas maneiras: música contemporânea, música de vanguarda, Música Nova (Neue Musik), Música Maximalista (meu termo desde 1983, quando, aos 21 anos, o introduzi em um concerto no MASP – Museu de Arte de São Paulo – para definir minha própria poética musical), Música de Invenção (termo cunhado pelo grande poeta Augusto de Campos)...”, escreve na apresentação do livro. 

“Todos esses termos fazem sentido e procuram situar um fazer musical que toma distância da música de mercado, da música “popularesca” (termo de Béla Bartók) ou popular: um fazer musical que ancora sua poética numa intertextualidade, por mais implícita que esta seja, que rebate seus feitos num longo decurso transgressivo – de um transgresso, não propriamente de um “progresso” – da linguagem musical ao longo de séculos e encontra suas raízes no advento da escrita ou notação musical. Mas a escrita nasceu já de um anseio de escritura, e a isso, sim, dirigimos nosso foco. A escritura musical é, pois, o que motivara o nascimento da escrita musical para que, dela se valendo, pudesse ela mesmo se desenvolver. Eis o que define, pois, o que realmente fazemos: por tal razão tenho ultimamente definido este fazer como Música de Escritura”, completa.

O livro traz ensaios de Sergio Kafejian, Leonardo Martinelli, Flávio Monteiro, Vladimir Safatle, Maurício Ayer, Daniel Barreiro, George Alveskog, Paola Baron, Willian Lentz, Fábio Scucuglia, Caio Tikaraishi Pierangeli, Raphael Vilani Domiciano, Helen Gallo, Gabriel Xavier, Leonardo Labrada, Tiago Gatti e Victor Lacerda.

Em janeiro, Menezes lançou seu novo livro, Do erro em composição, pela Editora Unesp.

“Todo construído tendo por base a estrutura expositiva da Ética de Spinoza – talvez o primeiro grande tratado de psicanálise da história –, o livro discorre sobre o erro na composição musical. Para tanto, parte de um argumento inicial, pelo qual se afirma que a melhor forma de entender, pensar e ensinar a composição musical é a análise. E analisamos sempre o que mais amamos. Nesse processo, nosso orolho – aquele órgão imaginário e simbiótico entre o olho e a orelha, entre o ouvir e o olhar – detecta os acertos dessas obras que nos guiam e inspiram. Mas e quanto a seus erros? Pois não há obra perfeita, e a imperfeição é mesmo sinal de que a obra é algo vivo e que decorre de fendas que se dão em seu interior, na ausência de verdades absolutas. A fenda é, entretanto, apenas um tipo de erro. Discorrer sobre os erros, diagnosticando seus tipos e avaliando, dentre tais categorias, aqueles que procuramos evitar, aqueles que combatemos, aqueles com os quais forçosamente convivemos, e aqueles que almejamos, é ao que se propõe este livro”, explica o autor.

Do erro em composição também está disponível de forma gratuita (clique aqui).

Leia também
Notícias Prepare-se: semana de abertura de temporadas sinfônicas
Notícias Luisa Francesconi canta Berlioz com a Filarmônica de Minas Gerais
Notícias São Paulo Companhia de Dança anuncia temporada 2022
 

O compositor Flo Menezes [Divulgação/flomenezes.com]
O compositor Flo Menezes [Divulgação/flomenezes.com]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.