A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais anunciou na quinta-feira, dia 30, a realização de sua primeira turnê europeia. Em setembro, o grupo fará apresentações em diferentes palcos de Portugal, celebrando o bicentenário da independência.
A viagem começa pelo Porto, com concerto na Casa da Música, no dia 6 de setembro; no dia 7, será feita apresentação ao ar livre no Jardim da Torre de Belém, como parte do festival Lisboa na Rua, organizado pela prefeitura da cidade.
No dia 8, a filarmônica toca no Centro Cultural de Belém e, no dia 9, no Convento São Francisco, em Coimbra. Os concertos serão regidos por Fabio Mechetti.
Nas salas de concertos, o programa será composto pela Abertura Sinfônica nº 3 do português Braga Santos; os Choros nº 6 e as Bachianas brasileiras nº 3 de Villa-Lobos, com solos de Jean-Louis Steuerman; e da Abertura e da Alvorada da ópera O escravo, de Carlos Gomes. Antes da viagem, o repertório será tocada na Sala Minas Gerais, nos dias 1º e 2 de setembro.
Já o concerto ao ar livre terá peças de Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes.
“Levaremos ao nosso país irmão um repertório luso-brasileiro, com obras significativas do melhor da música sinfônica dos dois países e a participação de Jean-Louis Steuerman, um dos nomes mais importantes dentre os pianistas brasileiros. Os concertos, que serão realizados na semana da Independência, em três cidades portuguesas, não só levarão o nome do Brasil e de Minas Gerais à Europa, mas consolidarão o trabalho que a filarmônica vem fazendo há quase quinze anos, como algo que representa o melhor da cultura brasileira”, diz Mechetti.
“A Filarmônica de Minas Gerais leva a Portugal um belo programa de concertos, proporcionando a apreciação da qualidade artística da orquestra e a grandeza da produção musical brasileira no campo da música sinfônica. Assim fazendo, apresentará em solo europeu uma das expressões do rico patrimônio cultural de Minas Gerais e a imagem de um Brasil comprometido com a Cultura, tecida pela história destes dois povos”, afirma Diomar Silveira, Diretor Presidente do Instituto Cultural Filarmônica.
Leia também
Notícias Festivais de inverno são destaques da edição de julho da Revista CONCERTO
Notícias Jeri Lynne Johnson rege concerto de Philip Glass no Theatro Municipal de São Paulo
Notícias Pianista Jan Lisiecki toca com Osesp, faz recital e abre Festival de Campos do Jordão
Notícias Discos recuperam raridades musicais luso-brasileiras do século XIX
Notícias Jocy de Oliveira mostra trechos de nova obra, 'Realejo de vida e morte'
Notícias Livro reúne série de diálogos em torno da Semana de Arte Moderna
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.