[Atualização feita às 17 horas do dia 28: a Orquestra Sinfônica Brasileira informou nesta tarde em suas redes sociais que o concerto foi cancelado devido à falta d’água na cidade do Rio de Janeiro.]
A Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, recebe nesta quinta, 28, a Orquestra Sinfônica Brasileira para concerto sob a regência do maestro Claudio Cruz, diretor da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Cruz terá ao seu lado o pianista Aleyson Scopel, que será o solista no Concerto nº 4 para piano e orquestra de Beethoven, que, já na época de sua estreia, em 1807, foi definido como “o concerto de mais admirável, singular, artístico e complexo de todos os tempos”.
O programa inclui ainda a primeira incursão de Tchaikovsky pelo gênero sinfônica, sua Sinfonia nº 1 – Sonhos de Inverno, tida como a obra que lançou em definitivo o nome do compositor na cena musical russa.
Escrevendo sobre a obra, o musicólogo David Brown, bioógrafo do compositor, afirmou que a peça “o forçou a perceber que teria que adaptar as regras do gênero para se desenvolver como compositor”. “Isso significou adaptar a forma da sonata e a estrutura sinfônica para acomodar a música que ele tinha o dom de escrever. O trecho inicial do primeiro movimento é suficiente para acabar com a velha lenda de que Tchaikovsky não possuía qualquer aptidão sinfônica real."
Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Música de Bach é destaque da edição de dezembro da Revista CONCERTO
Crítica A música livremente angustiante de Claudio Santoro, por João Marcos Coelho
Crítica Erika Ribeiro e Francesca Anderegg: horizontes estéticos, por Camila Fresca
Crítica Osesp recebe Elena Schwarz e Marc-André Hamelin em concerto irregular, por Nelson Rubens Kunze
Acervo CONCERTO A vida e a obra de Tchaikovsky
Especial Vinte e cinco compositores e compositoras negras, do século XVIII aos dias atuais
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.