Dang Thai Son abre quarta edição do Festival Chopin

por Redação CONCERTO 29/08/2025

Começa neste domingo, 31 de março, a 4ª edição do Festival Chopin 2025, evento promovido pela Sociedade Chopin do Brasil, com a Fundação Osesp. São cinco concertos apresentando sempre na abertura de cada uma das edições um dos vencedores, em primeiro lugar, do Concurso Internacional Chopin de Varsóvia. Em seguida, tocam alguns do mais talentosos jovens pianistas da atualidade, premiados no Concurso Chopin de Varsóvia e no concurso brasileiro que teve a primeira edição em 2024.

Esta quarta edição vem robusta, nas palavras da idealizadora e coordenadora Glória Guerra – presidente da Sociedade Chopin do Brasil, que tem a parceria do Instituto Chopin de Varsóvia, apoio da Casa Sangusko de Cultura Polonesa. “Como todo projeto, o Festival Chopin veio se tornando sólido, num crescendo. Ano passado, os cinco concertos da 3a edição tiveram um público de 3.100 pessoas, quase 90% da lotação da Sala.”

Quem abre a série, dia 31, é o consagrado Dang Thai Son, primeiro asiático a vencer o prestigioso concurso, em 1980. Ele toca, na Sala São Paulo, Debussy (Rêverie, Images) e, claro, Chopin (dois Noturnos, a Barcarola e quatro valsas).  

Em seguida, na Estação Motiva Cultural, se apresentam o polonês Andrzej Wiercinski, que estudou na Universidade de Música Chopin de Varsóvia e conquistou o terceiro lugar da 18ª edição do Concurso Chopin (dia 6); o canadense J j Jun Li Bui, sexto lugar da 18ª edição do concurso (dia 13).  A brasileira Ingrid Uemura, vencedora do primeiro Concurso Chopin brasileiro (dia 20) e encerra a série a americana Kate Liu, terceiro lugar na 17ª edição do Concurso Chopin e ganhadora do prêmio do público e de melhor intérprete de mazurcas. 

“O conceito do festival é apresentar os jovens que serão as estrelas do amanhã”, continua Glória. “A divulgação da música de Chopin, a parceria com o Instituto Chopin de Varsóvia e o desejo de promover jovens pianistas laureados, os apresentando ao público brasileiro, me motivaram a trazer jovens, de nacionalidades diferentes, trazendo suas experiências e incentivo para os nossos jovens pianistas.” 

O festival é uma das atividades da Sociedade Chopin do Brasil, que nasceu em 1999 e não apenas promoveu eventos de peso, como os recitais de Nelson Freire e Marta Argerich no Teatro do Sesi em Porto Alegre (2004) e o concerto de inauguração do Centro Cultural Banco do Brasil SP (2001), como tratou de realizar séries e concursos com jovens instrumentistas por todo o Brasil.

Para 2026, Glória Guerra vai “dar continuidade ao festival e organizar na América do Sul a turnê do vencedor do Concurso Internacional Chopin de Varsóvia, que terá sua 19ª edição em outubro do ano que vem. A turnê é um dos prêmios concedidos pelo Instituto Chopin de Varsóvia ao vencedor”.

Veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO

O pianista Dang Thai Son [Divulgação/Isadora Vitti]
O pianista Dang Thai Son [Divulgação/Isadora Vitti]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.