Retrospectiva 2024: Claudia Toni, especialista em políticas públicas para a cultura e assessora da Presidência da Fapesp.
“O álbum ‘Pianolatria’ foi lançado em abril de 2024, pelo Selo Sesc, eternizando a leitura do repertório brasileiro por Cristian Budu. Autores e obras foram cuidadosamente escolhidos e o resultado é maravilhoso.
Já o Festival Sesc de Música de Câmara, em sua quinta edição, radicalizou o conceito de parcerias e viu artistas e instituições se unirem na construção de um programa inovador, ousado e muito diferente do que o público está habituado a ver e ouvir. A escolha de músicos e repertório que não frequentam nossas salas resulta de uma espécie de “costura”, feita a muitas mãos e ouvidos – intérpretes, compositores, curadoria – para ir além da rotina um tanto passadista que ronda nossa vida musical.
O ano também foi de celebração, pois o Ilumina Music apareceu nos principais festivais europeus, ganhando o reconhecimento internacional que tanto merece. Estranhamente, ainda que projete nossos jovens músicos com enorme brilho, a mídia silencia e finge não ver. O senso comum prefere continuar a observar – e incensar! – o que há de mais convencional produzido pela música de concerto entre nós.
Por justiça e encantamento, não posso deixar de comentar a satisfação de ver o Theatro Municipal abarrotado de gente nova na plateia de concertos e óperas. Talvez nossa mais velha casa de música tenha algo a ensinar às demais instituições que parecem não se incomodar com o número bem grande de cadeiras vazias em sua programação.
Notável e alvissareiro foram os há muito não vistos vigor, entusiasmo e, por que não, alegria dos músicos da Osesp fazendo a Missa em si menor de J. S. Bach, sob a direção do argentino Leonardo García Alarcón. Sem medo do risco, com paixão e musicalidade extraordinárias, ele, solistas e orquestra povoaram a Sala São Paulo de música exuberante, raramente ouvida por lá nos últimos anos.” [Depoimento de dezembro de 2024]
[Clique aqui para ler outros depoimentos publicados na Retrospectiva 2024 da Revista CONCERTO.]
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.