Coleção Música do Brasil é destaque da edição de novembro da Revista CONCERTO

por Redação CONCERTO 31/10/2022

Edição impressa já está nos correios e em breve chegará aos assinantes

Projeto sem precedentes, que inclui a gravação de dezenas de discos dedicados à música brasileira, a série Música do Brasil, idealizada pelo Ministério das Relações Exteriores e lançada pelo Selo Naxos, é o destaque da edição de novembro da Revista CONCERTO. Na Reportagem de Capa, Irineu Franco Perpetuo relembra a história da iniciativa, os discos já lançados e conversa com os artistas que têm participado do projeto.

Para a seção Em Conversa, João Luiz Sampaio conversou com Livia Sabag a respeito da 10ª edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, que terá como tema a relação do ser humano com o tempo. “Queríamos provocar um engajamento diferente a partir dessas temáticas, criando linhas de programação, encadeamentos de ideias que abram sentidos na relação com as apresentações. O tema, então, procura a ponte com o momento em que vivemos. Em 2020, foi a questão das fronteiras; em 2021, o olhar para o outro. E estruturalmente continuamos no mesmo fluxo, estabelecendo pontos de contato com as programações passadas. Envolver mais públicos exige pensar formas de transmitir o que fazemos. Por isso, depois de dois anos on-line, por causa da pandemia, estamos felizes em retomar uma série de atividades que se ligam à comunidade”, ela conta.

Em novembro, a Osesp e a Filarmônica de Minas Gerais interpretam The Lark Ascending, de Vaughan Williams. “The Lark Ascending chamou atenção desde que foi apresentada pela primeira vez, num concerto em que a atração principal era Os planetas, de Gustav Holst. A primeira gravação aconteceu em 1928, e centenas de outras seguiram-se a ela desde então, fazendo da composição um título obrigatório em listagens de peças clássicas mais amadas pelo público. Embora não influenciada diretamente pela guerra, tornou-se ainda uma espécie de símbolo do espírito inglês, num momento em que o país discutia sua identidade nacional”, escreve Camila Fresca na seção Repertório.

A jornalista também reconta a história da série Aprendiz de Maestro, da Tucca, que completa 20 anos em 2022 como um dos mais importantes projetos de formação de público do país. “Acho que conseguimos fazer espetáculos musicais da mesma forma que fazemos medicina, com excelência. E a série acaba expondo a causa do tratamento do câncer infantil, engaja pessoas. É um programa familiar, não são apenas as crianças que se divertem. Saem todos felizes", diz Sidney Epelman, um dos fundadores da Tucca.

Na seção Fermata, Luciana Medeiros conversa com o diretor argentino e recém-naturalizado brasileiro Pablo Maritano. Ele tem sido figura constante em nossas temporadas e, em novembro, dirige uma nova produção de Ariadne auf Naxos, de Strauss, encerrando a temporada lírica do Theatro São Pedro de São Paulo. “É uma peça única, com uma profundidade filosófica bem particular, com ingredientes deliciosos”, diz ele.

A CONCERTO de novembro traz ainda os artigos dos colunistas Júlio Medaglia (que aborda a trajetória do pianista e compositor Amaral Vieira), João Marcos Coelho (sobre os festivais realizados pelo compositor Flo Menezes) e Jorge Coli (que comenta a produção da zarzuela El barberillo de Lavapiés, apresentada no Theatro São Pedro de São Paulo). Nela você também encontra o Roteiro Musical ilustrado com a programação clássica das principais cidades do país e os principais lançamentos de CDs do mês.

A edição completa, inclusive versão digital do impresso, já está disponível no Site CONCERTO (clique aqui), com acesso integral para assinantes. Se você é assinante, mas não tem um e-mail cadastrado, atualize os seus dados pelo e-mail assinaturas@concerto.com.br.

Não perca a Revista CONCERTO! Se você ainda não é assinante, aproveite a nossa promoção. Assine on-line no próprio Site CONCERTO clicando aqui.

Leia também
Notícias
Prepare-se: os destaques da programação da semana
Notícias Orquestra Ouro Preto estreia ópera de Tim Rescala baseada em Ariano Suassuna
Textos Vale a pena seguir tudo que o mestre mandar?, por João Marcos Coelho

Revista CONCERTO Novembro de 2022

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.