O violino é o destaque dos concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) desta semana, nos dias 21, 22 e 23, com direção musical de Emmanuele Baldini e regência e solos da violinista Carolin Widmann.
O programa começa com a Sinfonia nº 5 de Schubert, que terá regência de Baldini. E, em seguida, os músicos apresentam a Paráfrase da Marcha Nupcial de Mendelssohn, de Jörg Widmann, e o Concerto para violino de Mendelssohn, pilar do repertório romântico, no qual Carolin Widman e a Osesp atuam sem regente.
O concerto estreou em 1844 e foi dedicado a Ferdinand David, a quem Mendelssohn convidou para atuar como professor de violino no conservatório de Leipzig, que ajudou a criar. É dessa época também outra importante obra do autor, o ciclo Canções sem palavras, oito volumes de pequenas peças para piano concluídos em 1845.
Prepare-se: a Osesp volta a se apresentar no final do mês, nos dias 28, 29 e 30, quando recebe mais uma vez o artista em residência dessa temporada, o barítono brasileiro Paulo Szot. Desta vez, ele faz concertos dedicados a árias e cenas de óperas de Mozart com libreto de Lorenzo da Ponte – Don Giovanni, As bodas de Fígaro e Così fan tutte – celebrando uma das mais importantes parcerias da história do gênero. A regência é do maestro Isaac Karabtchevsky (que também comanda o grupo no Concerto para orquestra, de Bartók) e as apresentações contam ainda com a participação da soprano Anna Carolina Moura e da mezzo soprano Clarissa Cabral.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia mais
Acervo CONCERTO A vida de Felix Mendelssohn
Acervo CONCERTO A vida de Franz Schubert
Notícias Ciclovia Musical realiza nova edição