Um concerto na Sala Cecília Meireles celebra hoje, dia 16, os 76 anos da Academia Brasileira de Música.
A apresentação será realizada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob regência do maestro Roberto Duarte.
O programa traz obras de acadêmicos que integram os integraram a instituição desde s sua fundação. Do patrono Joaquim Barrozo Netto (140 anos), será interpretada Minha terra. De Octávio Maul (120 anos), Improviso; de Henrique Morelenbaum (90 anos), Tico-Tico no Fugá (uma fuba escolar, mas não tico-tico); de Henrique Oswald (90 anos de morte), Álbum; de José Vieira Brandão (110 anos), Dois mosaicos; e, de Villa-Lobos, fundador da ABM, Cânticos sertanejos.
O concerto será aberto ao público, de acordo com as restrições impostas pelos protocolos de segurança sanitária. A gravação da apresentação será colocada posteriormente no canal do YouTube da academia.
A Academia Brasileira de Música foi criada em 1945 por Villa-Lobos e tem como missão “reunir as principais personalidades da vida musical do país e trabalhar em prol da música brasileira”. Atualmente, é presidida por João Guilherme Ripper e conta com quarenta acadêmicos.
Entre os diferentes projetos realizados pela instituição, estão as edições de partituras de compositores brasileiros. Recentemente, a entidade apresentou a edição da partitura da ópera O contractador dos diamantes, de Francisco Mignone, realizada por Roberto Duarte. E lançou sua nova página na internet, que pode ser vista aqui.
Clique aqui e veja mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Academia Brasileira de Música recupera ópera de Francisco Mignone
Notícias Osesp anuncia venda de ingressos para o segundo semestre
Colunistas No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, criatividade e abnegação, por Irineu Franco Perpetuo
Notícias Apenas 5% das peças apresentadas em todo o mundo foram escritas por mulheres
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.