O bicentenário da Independência, celebrado no próximo dia 7, é o tema de uma série de apresentações musicais ao longo do mês.
A cravista Rosana Lanzelotte estreia no dia 7, no Museu Imperial de Petrópolis, o espetáculo cênico-musical A música da Independência, que narra a história de D. Pedro I tendo como foco sua relação com a música, a partir de obras suas e de autores como Neukomm, Marcos Portugal e Padre José Maurício.
Rosana assina o roteiro e atua no pianoforte, ao lado do violinista Tomaz Soares e do violoncelista Marcos Ribeiro. O ator Adam Lee interpreta D. Pedro. Além de Petrópolis, o espetáculo será apresentado também na cidade do Rio de Janeiro nos dias 8, 15 e 16, em diferentes palcos.
No palco montado no Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga, a Orquestra Jovem do Estado fará concertos nos dias 7 e 8. No mesmo espaço, no dia 11, a Osesp fará uma apresentação, ao lado da São Paulo Big Band. Wagner Polistchuk rege o concerto, que terá obras de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Milton Nascimento e Nelson Cavaquinho.
Também no dia da Independência, na escadaria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a ópera Domitila, de João Guilherme Ripper, ganha nova produção.
O monólogo é construído a partir de cartas trocadas entre D. Pedro I e a Marquesa de Santos, que será interpretada pela soprano Gabriella Pace. A direção cênica é de André Heller-Lopes, responsável pela criação da obra no início dos anos 2000. A nova versão também será apresentada no Conservatório de Tatuí (dia 10) e no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo (dia 13). Haverá ainda apresentações em Santos e Campos do Jordão, com outros solistas.
No dia 7, a Amazonas Filarmônica realiza programa dedicado a obras de d. Pedro I no Teatro Amazonas. No mesmo dia, a Sinfônica de Sergipe faz no Teatro Tobias Barreto programa com obras brasileiras, e a Orquestra Juvenil do Neojiba, estreia em Salvador o programa que o grupo levará para a turnê europeia.
Já no dia 10, a Sinfônica de Campinas faz concerto no Teatro Castro Mendes, em Campinas, com Carlos Prazeres e Cristian Budu.
A série Música no Museu também terá programação voltada para a Independência, com concertos e conferências em espaços históricos como o Convento do Carmo, o Paço Imperial, o Real Gabinete Português de Leitura e o Palácio São Clemente.
Leia também
Notícias Festival de Piano do Rio de Janeiro abre nova edição na Sala Cecília Meireles
Notícias Pianista Valetina Lisitsa mostra leituras de Chopin no Rio de Janeiro e em São Paulo
Notícias Coletivo Ubuntu promove ópera com elenco inteiramente negro
Notícias Conselho de Defesa do Patrimônio recebe petição para tombamento da Escola de Música de Piracicaba
Crítica Na Sala São Paulo, Osesp prepara viagem que tem tudo para fazer história, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.