Nos dias 9, 10 e 11 de setembro, a cidade de Taubaté recebe uma nova produção da ópera Gianni Schicchi, de Puccini, com elenco formado totalmente por artistas negros. As récitas acontecem no Teatro Metrópole e são gratuitas.
A iniciativa é do coletivo Ubuntu Brasileiro que reúne artistas negros já consagrados no mercado da ópera nacional dividindo o palco com jovens cantores. A direção cênica é de Felipe Venâncio e a direção musical, do maestro Cesar Pimenta, regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté.
O Ubuntu Brasileiro é um coletivo de artistas fundado por Michel de Souza, Edna D’Oliveira, Iberê Carvalho e Mere Oliveira, artistas reconhecidos da ópera e da música de concerto no Brasil, que nasceu da representação dos cantores do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto.
Para o coletivo, a proposta da produção é “mostrar o artista lírico negro brasileiro como também detentor de alta qualidade na performance, neste caso, da ópera italiana de repertório”.
“Trazer uma nova concepção à ultrapassada convenção sobre características físicas, que ao invés de ser uma ferramenta, para melhor desempenho em qualquer que seja o trabalho, tornou-se de exclusão, dado o fato de que a maior parte da produção operística é europeia, mas a criatividade e a arte são universais. O Ubuntu Brasileiro identificou a necessidade de um projeto com elenco totalmente negro para promover a equidade na música de concerto e na ópera; e fazê-lo no estado de São Paulo é ainda mais forte, tendo em vista que o estado é uma referência nas questões de movimentos sociais e produção artística nacional.”
Clique aqui para ver mais detalhes no Roteiro do Site CONCERTO
Leia também
Notícias Festival de Piano do Rio de Janeiro abre nova edição na Sala Cecília Meireles
Notícias Pianista Valetina Lisitsa mostra leituras de Chopin no Rio de Janeiro e em São Paulo
Notícias Concertos e recitais celebram o bicentenário da Independência
Notícias Conselho de Defesa do Patrimônio recebe petição para tombamento da Escola de Música de Piracicaba
Crítica Na Sala São Paulo, Osesp prepara viagem que tem tudo para fazer história, por Camila Fresca
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.