O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas será realizado este ano pela internet e terá, além da votação do júri, presidido pelo maestro Luiz Fernando Malheiro, um vencedor escolhido pelo público, que poderá votar em seus preferidos pelo Facebook.
Esta é a décima oitava edição do concurso. Antes da paralisação das atividades provocada pela pandemia do coronavírus Covid-19, 125 cantores haviam se inscrito. Deste total, 93 candidatos aceitaram a mudança para a versão digital, enviando vídeos com suas apresentações para a avaliação dos jurados. O concurso tem inscritos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de cantores latino-americanos que vivem nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Alemanha.
“O momento que estamos vivendo nos faz refletir sobre o futuro do nosso projeto e mudanças significativas acontecem este ano e, claro, já pensando na ampliação a partir de 2021. Focaremos em espetáculos, palestras, conferências e master classes aos nossos jovens cantores e público em geral”, diz Paulo Esper, diretor da Cia. Ópera São Paulo.
Entre os dias 14 e 18 de junho acontecem as eliminatórias, quando os jurados vão receber os vídeos selecionados, que também serão colocados na página do Facebook da Cia. Ópera São Paulo para votação do público.
![Maria Callas [Reprodução]](/sites/default/files/inline-images/concurso-maria.jpg)
Os finalistas serão conhecidos no dia 19 e, entre os dias 24 e 26, seus novos vídeos serão avaliados pelos jurados e pelo público. O resultado será divulgado no dia 27.
Na edição deste ano, cada registro vocal terá um premiado, ou seja, serão escolhidos os melhores soprano, mezzo-soprano, tenor, barítono, baixo e contratenor. Cada um deles receberá um prêmio de R$ 2 mil. O Prêmio José Esper Netto, para o cantor escolhido pelo público, será de R$ 1 mil.
Além de Malheiro, o júri é composto por João Guilherme Ripper, presidente da Academia Brasileira de Música; Sabino Lenoci, editor da revista L’Opera; Richard Martet, redator-chefe da Opera Magazine de Paris; Fernando Sans, editor da revista Opera Actual de Barcelona; Adelia Issa, soprano; João Luiz Sampaio, jornalista e editor-executivo da Revista CONCERTO; Jorge Coli, historiador e crítico musical; Verónica Villarroel, soprano; Silvia Gasset, presidente da Fundação Jaume Aragall; Maria Pia Piscittelli, soprano; Carlos Rauscher, membro do conselho consultivo e assessor artístico do Cultura Artística; Robson Tirotti, presidente da Amigos Cia. Ópera São Paulo; José Velasco, empresário artístico; Carlos Aransay, diretor do Concurso Internacional de Trujillo, no Peru; Roberto Gilder, empresário artístico; Fabiana Crepaldi, membro do conselho da Amigas Cia. Ópera São Paulo; Alejandro Chacón, diretor cênico; Raquel Pierotti, coordenadora da Escola Nacional de Arte Lírica do Sodre; e Mário Vivino, crítico musical.
O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas é realizado pela Cia. Ópera São Paulo e é patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Amigos da Arte e Fundação Cultural de Jacareí.
Leia mais
Notícias Sergio Monteiro abre nova edição do Festival Beethoven dos Encontros CLÁSSICOS
Notícias Prepare-se: os destaques da semana
Crítica Hugo Pilger revela o violoncelo de Claudio Santoro
É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.