Criação do ‘Bolero’ de Ravel é tema de filme da cineasta Anne Fontaine

por Redação CONCERTO 26/04/2025

Está em cartaz em São Paulo e no Rio de Janeiro o filme Bolero – A melodia eterna, da cineasta Anne Fontaine e com Raphaël Personnaz, Doria Tillier e Jeanne Balibar no elenco. O longa aborda a criação da partitura do célebre Bolero

“Em 1928, nos vibrantes anos loucos de Paris, a dançarina Ida Rubinstein encomenda a Maurice Ravel a música para seu próximo balé. Enfrentando uma crise de inspiração, o compositor revisita os capítulos de sua vida – os desafios de seus primeiros anos, as marcas da Grande Guerra, o amor impossível por sua musa Misia Sert… e finalmente decide se dedicar à criação de uma obra-prima universal, o Bolero”, diz a sinopse do filme. 

Anne Fontaine, que já havia abordado o período no filme Coco antes de Chanel, disse em entrevista à revista Variety que seu objetivo foi fazer uma cinebiografia não de Ravel, mas da obra musical.

“Alexandre Tharaud, pianista que participa do filme, me disse que, quando ele toca Ravel, ele sente sua sensibilidade e personalidade. Podemos encontrar Ravel apenas por meio de sua música: ele era tão misterioso”, disse. 

“Você pensa que conhece as pessoas, mas não conhece. Com Coco Chanel, eu elegi como foco a sua juventude. Aqui, exploro as emoções de Ravel. É uma jornada interior.”

Veja aqui as sessões disponíveis do filme.

Cena de 'Bolero - A melodia eterna', em cartaz em São Paulo e no Rio [Divulgação]
Cena de 'Bolero - A melodia eterna', em cartaz em São Paulo e no Rio [Divulgação]

 

Curtir

Comentários

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da Revista CONCERTO.

É preciso estar logado para comentar. Clique aqui para fazer seu login gratuito.